amazon 1

Prefeito amplia rede de saúde com entrega da nova USF Prefeito Frank Abrahim Lima

Por Geraldo Farias / Divulgação em 13/05/2024 às 22:59:04

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta segunda-feira, 13/5, mais uma unidade de sa├║de de grande porte, ampliando para cinco o n├║mero total de unidades de 1,2 metro quadrado de ├írea constru├şda e capacidade para 15 mil procedimentos por m├¬s que integram, até o momento, a rede de assist├¬ncia da Secretaria Municipal de Sa├║de (Semsa).




A nova Unidade de Sa├║de da Fam├şlia (USF), que leva o nome do Prefeito Frank Abrahim Lima, est├í localizada no conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, e vai oferecer serviços de Atenção Prim├íria à Sa├║de, como exames e consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, dispensação de medicamentos, e acompanhamento da sa├║de em todos os ciclos de vida.


Para construir e equipar a nova unidade, que conta com mais de 50 ambientes distribu├şdos em dois pisos, foram investidos R$ 6,1 milhões no modelo Parceria P├║blico-Privada (PPP).


O prefeito destacou o trabalho realizado pela sua gestão, que est├í mudando a realidade da Atenção Prim├íria na capital amazonense.




"Nós estamos ampliando os nossos serviços de Atenção Prim├íria. Estamos saindo daquele modelo de casinhas da fam├şlia, de 32 metros quadrados, para unidades como essa de 1.200 metros quadrados, com capacidade de atendimento de 15 a 20 mil procedimentos por m├¬s. Isso muda a realidade da atenção primeira na cidade de Manaus, garantindo comodidade, conforto e o melhor serviço para a população", enfatizou o prefeito.


Segundo o chefe do Executivo municipal, a meta é alcançar a marca de até 90% da cobertura de atenção prim├íria em Manaus. A atual gestão assumiu com a cidade tendo uma cobertura de apenas 47% e j├í est├í com 82%. Novas unidades de grande porte serão inauguradas para alcançar esse objetivo.


A secret├íria Sh├ídia Fraxe, titular da Semsa, afirmou que a nova USF vai atender mais de 100 mil moradores do bairro Novo Aleixo e região.


"Essa é a quinta unidade porte 4 que o prefeito David Almeida entrega para a população de Manaus, e dessa vez é aqui no bairro Novo Aleixo, onde tem uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, que vão poder usufruir dos serviços todos da Atenção B├ísica nessa unidade. Aqui, nós temos 59 ambientes diferentes, entre consultórios cl├şnicos, odontológicos, salas de vacina, e todos os serviços da Carteira da Atenção B├ísica", explicou a secret├íria.


Morador do bairro Novo Aleixo há quase 40 anos, Rubem Souza agradeceu a prefeitura pela entrega da USF, pois antes tinha de se deslocar para outro bairro buscar atendimento de saúde.


"A gente, às vezes, se desloca para um lugar tão longe atr├ís de um atendimento de sa├║de, muito longe do bairro. Isso aqui foi uma coisa muito boa que o prefeito fez aqui. Todo mundo aqui agradece", afirmou Rubem Souza.




A corretora de imóveis Valcirlene Rodrigues, acredita que a nova unidade de sa├║de valoriza o bairro. "Eu moro bem aqui, perto da praça, e isso aqui é muito importante. O bairro vai ficar mais valorizado. Eu j├í moro aqui h├í 15 anos. Eu fico muito feliz com essa mudança que est├í tendo aqui no bairro, est├í crescendo cada dia mais. Eu fico muito feliz".


Atendimento


Os atendimentos à população da região serão coordenados por quatro Equipes de Sa├║de da Fam├şlia (e-SF) e quatro de Equipes de Sa├║de Bucal (e-SB), formadas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em sa├║de bucal e agentes comunit├írios de sa├║de e profissionais da ├írea administrativa.


A unidade funcionar├í de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços ofertados mediante agendamento realizado de forma presencial pelos usu├írios.


Pacote de Obras


A mais nova unidade de porte 4 integra um pacote de obras que abrange 13 unidades de grande porte planejadas pela gestão municipal, que j├í entregou a USF Prefeito Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, zona Norte; a USF Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste; e a USF Benedito Batista de Almeida, no bairro São Francisco, na zona Sul da capital. Além dessas, a atual gestão concluiu e entregou a USF Desembargador F├íbio do Couto Vale, na avenida Hil├írio Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.



Texto - Geraldo Farias / Semcom e Divulgação / Semsa

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Fonte: Semcom / Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3