Representando o futebol brasileiro, a Seleção Feminina estreia sua jornada nas Olimpíadas de Paris 2024 nesta quinta-feira (25/7). A equipe encara a Nigéria em sua estreia, às 14h, no Estádio de Bordeaux. A equipe tenta apagar a marca negativa deixada na útima edição, quando caiu no primeiro jogo de mata-mata.
O Brasil vai à sua oitava participação no futebol feminino em Olimpíadas. Desde que a modalidade passou a fazer parte da programação, nos jogos de Atlanta em 1996, a Seleção Brasileira esteve presente em todas as edições do torneio.
Apesar de sua recorrente presença na disputa, o Brasil possui apenas duas medalhas de prata nessa trajetória. Nos jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, a equipe acabou perdendo para os Estados Unidos, maior vencedor da modalidade com quatro ouros.
Nos jogos de Tóquio, o Brasil acabou caindo na primeira partida de mata-mata diante do Canadá nos pênaltis.
Agora, sob o comando de Arthur Elias, as meninas tentam finalmente chegar ao lugar mais alto do pódio. Além da Nigéria, adversário da estreia, o Brasil ainda terá Espanha e o Japão como adversárias.
A disputa em Paris também pode marcar a despedida de Marta, que chega a sua sexta disputa de Olimpíadas na carreira. Aos 38 anos, a jogadora deve ser uma opção no banco.
Texto: Raphael Costa
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Fonte: Metrópoles