amazon 1

Ministério da Saúde amplia público-alvo de vacinação contra a dengue

A recomendação agora é vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A mudança acontece em meio a baixa procura pelo imunizante

Por Maria Eduarda Portela em 06/03/2024 às 22:00:50

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos. A decisão foi apresentada em Nota Técnica publicada nesta quarta-feira (6/3).


Inicialmente, a recomendação da pasta de Nísia Trindade era vacinar crianças de 10 a 11 anos dos 521 municípios selecionados. A ampliação acontece em meio a uma baixa procura pelo imunizante e com o objetivo de aumentar a proteção do público-alvo.


"Visando dar maior celeridade na vacinação, o Ministério da Saúde, recomenda, a partir da data de publicação desta Nota Técnica, a vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos", destacou o Ministério da Saúde na Nota Técnica.


A decisão para ampliar a vacinação foi tomada em conjunto com representantes dos conselhos municipais e estaduais de saúde, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI).


A recomendação para ampliação da vacinação contra a dengue será para os mesmos municípios contemplados na primeira remessa. Não há previsão de entrega de novas doses, visto a dificuldade de fabricação da farmacêutica japonesa Takeda.


Casos de dengue


O Brasil registrou, até esta quarta-feira, 1.289.897 casos prováveis de dengue. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya.


Além disso, o país tem 329 mortes confirmadas e outras 767 estão sob investigação.



Texto: Maria Eduarda Portela

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3