amazon 1

Vereador Elan Alencar destaca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer ocorre em 8 de abril e serve para conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção da doença

Por Vanessa Rocha em 08/04/2024 às 19:04:50

Nesta segunda-feira (08/04), Dia Mundial do Combate ao Câncer, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elan Alencar (DC), destacou a importância do dia 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, De acordo com o parlamentar, o objetivo dessa data é conscientizar as pessoas sobre o problema e sobre a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.


De acordo com o vereador Elan, essa data, tem o objetivo de destacar e valorizar os trabalhos desenvolvidos na cidade de Manaus, no sentido de ajudar os pacientes e seus familiares na luta contra o câncer e esclarecer algumas dúvidas. "A data de 8 de abril foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o dia mundial de combate à doença e expor conceitos, falar sobre a enfermidade, enfatizar a importância da prevenção aos fatores de risco e do diagnóstico precoce", explica o parlamentar. "Este dia também é importante para incentivar a reflexão de que o câncer vai além da questão da saúde e envolve consequĂȘncias sociais, econômicas, de direitos humanos e de desenvolvimento dos próprios países".


Dos 5.450 novos casos de câncer esperados para o Amazonas em 2024, os mais frequentes são colo uterino, próstata e mama. Vacinar meninas e meninos dos 9 aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV) previne o desenvolvimento dos cânceres de colo uterino, pĂȘnis, ânus e orofaringe. HĂĄ, também, a vacina contra a hepatite B, importante para evitar o câncer de fígado.


O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado com o objetivo de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer. Atualmente a doença é a segunda que mais mata pessoas em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triĂȘnio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidĂȘncia.


"A ida ao médico regularmente é uma ação importante para a população. A realização de exames permite que o câncer seja diagnosticado no início, aumentando as chances de cura e de tratamentos menos agressivos", finalizou o parlamentar.



Texto: Vanessa Rocha / Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Mauro Freitas / Dircom

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3