amazon 1

Um dos maiores desmatadores da Amazônia é preso em Goiás

Governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou a prisão do fazendeiro e afirmou que ele teria desmatado mais de 10 mil hectares

Por Maria Eduarda Portela em 03/04/2024 às 23:23:34

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) prendeu, nesta quarta-feira (3/4), o fazendeiro Geraldo Daniel de Oliveira, conhecido como Geraldinho, suspeito de liderar associação criminosa responsável por diverso crimes na Amazônia, incluindo desmatamento ilegal. Ele é considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia.


A prisão aconteceu após o trabalho em conjunto da Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Antissequestro (GAS), e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Pará. O suspeito foi localizado no bairro Setor Oeste, em Goiânia, capital de Goiás.


Segundo os investigadores, os crimes praticados por Geraldinho prejudicaram, principalmente, a área de proteção ambiental Triunfo do Xingu, no Pará. O suspeito teria liderado o desmatamento da região e a introdução de rebanho bovino para ocupar as áreas destruídas.


Geraldinho é suspeito de associação criminosa, falsidade ideológica, dano em unidade de conservação, provocar incêndio em floresta e impedir a regeneração de floresta.


A prisão de Geraldinho foi comemorada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). "A Polícia Civil do Pará prendeu, em Goiânia, Geraldo Daniel de Oliveira, o Geraldinho. Ele é acusado de desmatar mais de 10 mil hectares nos últimos 5 anos, na APA Triunfo do Xingu. Ele e o genro, que está com prisão preventiva decretada, respondem por outros crimes ambientais e falsidade documental", escreveu o político na rede social X, antigo Twitter.



Texto: Maria Eduarda Portela

Foto: Reprodução



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3