amazon 1

Bebê orca se recusa a sair de local onde mãe morreu e gera comoção

A mãe do filhote de orca morreu após ficar presa nas águas rasas de uma lagoa em Vancouver, no Canadá

Por Giovanna Estrela em 02/04/2024 às 19:55:41

Um filhote de orca, de dois anos, se recusa a deixar a área onde sua mãe morreu, em uma lagoa na costa oeste de Vancouver, no Canadá, no domingo (31/3). Cientistas e autoridades locais temem que o bebê baleia tenha o mesmo fim da mãe. As informações são do jornal The Guardian.


Oficiais de resgate de mamíferos marinhos, líderes das tribos locais, cientistas e voluntários afirmaram que estão fazendo de tudo para salvar o filhote. A orca mãe morreu após ficar presa em águas rasas e o bebê baleia corre o risco de morrer de fome.


Ainda não se sabe por que mãe e filhote entraram na lagoa, mas especialistas acreditam que a causa foi um ataque mal sucedido.


Orca morreu enquanto maré baixava


A orca mãe morreu quando a maré da lagoa baixava. Ela tentou se mover, mas não conseguiu sair do local. Equipes de resgate tentaram salvá-la, mas a baleia não resistiu.


"Foi absolutamente horrível, especialmente porque sabíamos desde o início que a maré estava contra nós. Nós não tínhamos mão de obra suficiente. Simplesmente não foi o bastante", disse Glen McCall, um dos responsáveis pelo resgate.


Tentativa de atrair o filhote


Os especialistas usaram técnicas de emissões de ondas acústicas de orca para atrair o filhote. Também tentaram utilizar tubos de metal, normalmente usados para resgatar baleias em acidentes com derramamento de óleo. Nenhuma tentativa foi eficaz até o momento.



Texto: Giovanna Estrela

Foto: Divulgação/Bay Cetology



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3