amazon 1

Saiba benefícios encontrados pela ciência

Nos últimos, os cientistas têm encontrado evidências de que o suco de beterraba funciona para aumentar o desempenho físico

Por Da Redação em 12/02/2024 às 21:06:22

O suco de beterraba é um poderoso aliado da sa√ļde e as pesquisas cient√≠ficas vem comprovando isso.


A beterraba é rica em antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo danos às células saud√°veis.


O vegetal também fornece óxido n√≠trico para o corpo: a subst√Ęncia facilita a circulação sangu√≠nea, ajudando a controlar a pressão arterial.


Nos √ļltimos, os cientistas t√™m encontrado evid√™ncias de que a bebida também funciona para aumentar o desempenho dos atletas.


Veja os benefícios do suco de beterraba que já foram encontrados pela ciência:


1 – Aumenta a força


Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriram que o suco de beterraba pode ser um grande aliado para as pessoas que desejam melhorar o desempenho nos treinos de força. A bebida aumenta a resposta muscular, permitindo que os praticantes de musculação levantem cargas mais pesadas ??e realizem maior n√ļmero de repetições.


2 – Melhora o desempenho


Um outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade Camilo José Cela, da Espanha, trouxe ind√≠cios que a bebida também melhora o desempenho cardiorespiratório. Os jovens que tomaram o suco cumpriram um percurso de 4 quilômetros dois minutos mais r√°pido que os atletas que ingeriram placebo.


3 – Reduz a pressão


Uma pesquisa da Universidade Queen Mary, do Reino Unido, comprovou os benef√≠cios da beterraba para a redução da pressão arterial. Volunt√°rios que beberam um copo de suco de beterraba diariamente durante quatro semanas tiveram reduções significativas na pressão arterial (em uma média de 7,7/5,2 mm Hg), melhoraram 20% a função endotelial e reduziram a rigidez de suas artérias.


4- Diminui o colesterol


Pesquisadores da Universidade Galgotias, da √ćndia, afirmam ter encontrado impacto positivo nos n√≠veis de colesterol de homens adultos que tomaram duas x√≠caras de suco de beterraba diariamente durante 15 dias. De acordo com eles, o colesterol HDL (colesterol bom) dos volunt√°rios aumentou em média sete pontos, enquanto o colesterol LDL (ruim) diminuiu em média 10 pontos


Contraindicação


Alimentos ricos em oxalatos, como a beterraba, aumentam o risco de pedra nos rins. Os oxalatos podem se acumular e combinar com o cálcio, criando pedras demasiado grandes para passarem pela urina. Se você já teve pedras nos rins, evite ou limite o suco de beterraba e outros alimentos com alto teor de oxalato.


Veja receita de suco de beterraba para pré-treino


Ingredientes: duas beterrabas médias, tr√™s cenouras médias, 500ml de √°gua gelada e quatro colheres de sopa de mel para adoçar (opcional).


Modo de preparo: juntar os ingredientes e bater no liquidificador.


Siga a editoria de Sa√ļde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Texto: Da Redação

Foto: Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3