amazon 1

Prefeito reinaugura unidade de saúde Geraldo Magela, na zona Leste de Manaus

Por Thiago Fernando / Andréa Arruda em 19/09/2023 às 06:50:05

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pela secret├íria municipal de Sa├║de (Semsa), Sh├ídia Fraxe, reinaugurou, nesta segunda-feira, 18/9, a Unidade de Sa├║de da Fam├şlia (USF) Geraldo Magela, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital, que desde 2001 não passava por reformas e atende mais de 40 mil pessoas da região.




A unidade passou por obras de reforma e adequação e reabre para o atendimento com ambientes reestruturados e projetados para oferecer mais conforto e maior segurança a servidores e usu├írios do Sistema ├Ünico de Sa├║de (SUS), como destacou David Almeida.


"Essa aqui é a UBS de n├║mero 59 reinaugurada pela prefeitura. Quando a gente entra numa UBS, a gente entra para pintar, a gente entra para trocar o telhado, para trocar o forro, para trocar elétrica, para trocar hidr├íulica, para trocar o ar-condicionado, para trocar todos os ambientes desta unidade. Nós estamos transformando a realidade da sa├║de dos moradores do Amazonino Mendes e dos bairros do entorno. Agora temos uma unidade com toda a estrutura necess├íria para atender quase 400 pessoas por dia", enfatizou Almeida.


A USF, 59┬¬ unidade reestruturada pela atual gestão, integra a rede de Atenção Prim├íria em Sa├║de (APS) da Secretaria Municipal de Sa├║de e é refer├¬ncia para 40 mil habitantes da sua abrang├¬ncia.




Para Sh├ídia Fraxe, a obra é mais um passo que a gestão municipal d├í rumo a melhorar ainda mais os ├şndices b├ísicos de sa├║de conforme o Previne Brasil, programa do Ministério da Sa├║de que avalia os serviços da Atenção B├ísica oferecidos pelos munic├şpios.


"A gestão do prefeito David Almeida est├í ficando marcada pelo trabalho que não para e pela busca pela excel├¬ncia. Essa unidade de sa├║de é fundamental para que possamos ampliar e melhorar os serviços oferecidos para os moradores do Amazonino Mendes e dos bairros do entorno. Tenho certeza que essa estrutura ser├í fundamental para que possamos continuar levando uma melhor qualidade de vida para a população", afirmou.


Seis equipes multiprofissionais serão respons├íveis pelos atendimentos de sa├║de realizados na própria unidade e por meio de visitas domiciliares. Das seis, uma equipe é de Sa├║de da Fam├şlia, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunit├írio de Sa├║de; tr├¬s são de Atenção Prim├íria em Sa├║de, com médicos e enfermeiros; e duas equipes são de Sa├║de Bucal, formadas por cirurgiões-dentistas e técnicos de sa├║de bucal.


Entre as melhorias promovidas no local estão a construção de rampas, inserção de salas de lavagem e esterilização e de consultórios farmac├¬utico e odontológico, adequação da recepção, redistribuição de ambientes para melhoria do fluxo, revisão das instalações elétrica, hidrossanit├íria e lógica, e, ainda, troca da cobertura e pintura geral.


Além disso, foram adquiridos mobili├írio e novos equipamentos, incluindo c├ómara de vacina, autoclave e mesa ginecológica, maca hospitalar, negatoscópio, detector de batimento fetal, foco cl├şnico, cadeira para coleta de sangue e balanças antropométricas, e também mesas, bebedouros, gabinetes odontológicos, arm├írios e estantes.


Nas obras de reforma e adequação da unidade foram aplicados aproximadamente 1,4 milhão de reais, entre recursos do tesouro municipal e do Ministério da Sa├║de.


Serviços


A USF Geraldo Magela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e os atendimentos, voltados a todos os p├║blicos, de crianças a idosos, devem ser agendados na própria unidade.


Entre os serviços oferecidos na unidade estão consulta médica em cl├şnica geral e pediatria, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro; imunização; controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes; dispensação de medicamentos (inclusive antibióticos e medicamentos controlados); ambulatório de Seguimento do Beb├¬ de Risco e curativos.


Também são realizados na USF os programas de controle e prevenção da tuberculose e da hansen├şase, o acompanhamento das condicionalidades de sa├║de de programas sociais e exames e diagnóstico, incluindo o preventivo do c├óncer do colo do ├║tero, o teste do pezinho, teste de gravidez e testes r├ípidos para s├şfilis, HIV e hepatites virais.



Texto - Thiago Fernando / Semcom e Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Ruan Souza e Artur Barbosa / Semsa

Fonte: Semcom / Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3