amazon 1

CMM aprova Lei de vereador Peixoto que institui data de combate ao Cyberbullying

Após sanção do prefeito de Manaus, o dia 3 de agosto será marcado como o "Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying

Por Carina Amazona em 29/05/2023 às 21:40:36

A C√Ęmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na sessão desta segunda-feira (29/05) o PL n? 593/2021, institui "Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying", de autoria do vereador Peixoto (Agir). O projeto tem como objetivo conscientizar, prevenir e combater a pr√°tica do Cyberbullying, crime que corresponde às pr√°ticas de agressão moral via internet.


O PL, aprovado em 2¬™ discussão, estabelece que o dia 3 de agosto ser√° destinado a combater o crime.


Para o vereador, a ideia é tornar popular o termo, com a ampliação do debate e, consequentemente, conscientizar a import√Ęncia de combater esta pr√°tica.


"O cyberbullying é algo extremamente danoso a vítima, em especial as crianças e adolescentes que ainda não sabem como se defender. Por isso é necess√°rio falar sobre o assunto, é indispens√°vel que país e respons√°veis também sejam conhecedores do problema. Só assim é possível identificar o ato como crime e, principalmente, apoiar quem est√° sendo vítima", justificou Peixoto.


No Brasil, os números relacionados ao cyberbullying impressionam. Pesquisa realizada por uma grande empresa de proteção online relata que, no Brasil, 22% das crianças e dos adolescentes j√° praticaram o bullying pela internet com alguém conhecido. O estudo também mostra que 6 a cada 10 crianças e adolescentes j√° sofreram discriminação de pessoas conhecidas e que 5 a cada 10 foram vítimas da pr√°tica por estranhos.


Dados que segundo Peixoto podem reduzir com ações como o "Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying". Para isso, o PL tem como objetivos promover o debate na sociedade, em especial entre os alunos da rede pública e privada; a realização de palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, professores e servidores e a promoção de trabalho de conscientização, prevenção e combate à depressão, automutilação e suicídio entre crianças e adolescentes.


"O papel do legislador é estar atento aos anseios da sociedade, mas também estar atento às problem√°ticas sociais como neste caso do cyberbullying. Hoje fico muito feliz com essa aprovação, pois sei que a partir deste projeto a cidade de Manaus sai na frente no combate e no cuidado das nossas crianças e adolescentes", destaca o parlamentar.


Essa conquista fez Peixoto permanecer em primeiro lugar entre os vereadores da 18ª legislatura com mais leis aprovadas, com 8 Projetos de Lei acatados pela CMM.



Texto: Carina Amazona - Assessoria de Comunicação do Vereador

Foto: Emerson Olliver

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3