amazon 1

Astronauta faz clique impressionante de aurora boreal vista do espaço

Astronauta publicou nas redes sociais a foto de aurora boreal impressionante, vista a 450 quilômetros acima da Terra

Por Jacqueline Saraiva em 01/03/2023 às 21:10:53

"Absolutamente irreal". Foi assim que o astronauta Josh Cassada definiu a foto que fez da Estação Espacial Internacional (ISS). Na imagem, publicada nas redes sociais, Cassada fez um impressionante registro de uma aurora boreal na terça-feira (28/2).


O fênomeno é visto de um ângulo não convencional, justamente pelo local privilegiado onde ele está. Em vez de ser vista de baixo, o astronauta avistou a auora boreal de cima, a 450 quilômetros acima da Terra.


Ventos e energia


De acordo com especialistas, auroras boreais são formadas pela interação dos ventos solares, das partículas na atmosfera da Terra e o campo magnético. Mas, o evento registrado por Josh Cassada, foi bem diferente.


O campo magnético terrestre normalmente canaliza as partículas carregadas pelos ventos solares, em direção aos pólos do planeta. Neste evento ocorreu um "buraco" – ou coroa – na atmosfera do Sol, que intensificou o fluxo de partículas solares emitidos por nossa estrela.


Os ventos solares que chegaram à Terra nos dias 26 e 27, elevaram a força das auroras, que puderam ser vistas da Ilha da Grã-Bretanha e até mesmo no Sul da Califórnia.


Missão Crew-5


Josh Cassada chegou à ISS em outubro de 2022, na missão Crew-5, junto com outros três tripulantes, Nicole Mann, da NASA, o astronauta japonês Koichi Wakata e a cosmonauta Anna Kikina.


Eles devem permanecer em órbita na ISS até a próxima semana.



Texto: Jacqueline Saraiva

Foto: Josh Cassada/NASA/Reprodução






Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3