amazon 1

Totens de autoatendimento chegam em Manaus para melhorar a mobilidade do usuário do transporte público

Por Divulgação em 16/04/2024 às 15:50:37

A facilidade de recarregar o cartão de acesso ao transporte coletivo por meio de um totem de autoatendimento já é realidade em algumas das grandes capitais do Brasil. A novidade chegou em Manaus nesta terça-feira, 16/4, e dará agilidade ao passageiro na compra e validação da passagem. Todos os meses, o sistema de transporte coletivo urbano da cidade realiza mais de 220 mil viagens.




Para tornar essa experiência ainda mais prática e rápida, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), tem investido constantemente em tecnologias para tornar o sistema de bilhetagem eletrônica uma ferramenta acessível, ágil e que facilite o dia a dia da população no acesso aos coletivos e com ofertas para pagamentos digitais que dispensam o troco e a circulação do dinheiro a bordo.


No primeiro momento, duas máquinas de autoatendimento (ATM) foram instaladas nos Terminais de Integração 1 e 2. Por meio delas é possível fazer a compra de crédito para todas as modalidades do cartão PassaFácil, utilizando pagamento por chave PIX ou cartão de débito. A previsão é que até o final de junho as ATMs estejam presentes em todos os terminais e estações de transferência da capital, além do posto de venda do Sinetram, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


"Estamos empenhados em aumentar a segurança e a facilidade de uso dos nossos serviços de transporte. Com a remoção do dinheiro físico, observamos uma queda notável nos assaltos aos ônibus. Além disso, a integração de câmeras de segurança nos terminais e ônibus reforça o nosso compromisso com a segurança dos passageiros. Essas tecnologias avançadas estão sendo expandidas para cobrir cada vez mais áreas", explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.




O processo de compra é fácil e rápido. Após se identificar com o número do CPF, o cliente deve escolher o cartão PassaFácil que deseja abastecer, escolher a forma de pagamento e concluir a operação. Ao lado de cada ATM também foi instalado um equipamento de validação, semelhante aos dos ônibus, onde é possível validar o crédito logo após a compra, garantindo que sua passagem seja reconhecida imediatamente nos validadores dos coletivos antes mesmo dos 30 minutos que leva o processo convencional.


Paulo Henrique também destaca o sistema em teste para aceitação de cartão de crédito e débito direto no validador do transporte coletivo, que irá facilitar a compra de créditos de usuários que não são diários.


"Estamos realizando testes para permitir o uso direto de cartões de crédito e débito nos validadores dos ônibus. Esse novo sistema simplifica o acesso ao transporte público, tornando-o mais conveniente e rápido, especialmente para aqueles que não são usuários frequentes dos ônibus. A implementação desse sistema será uma grande melhoria para a mobilidade urbana em Manaus", finalizou.



Texto - Divulgação / IMMU

Fotos – João Viana / Semcom

Fonte: IMMU

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3