amazon 1

Furacão Ian atinge Cuba e deixa quase 1 milhão de pessoas sem energia

Ventos de 205 km/h destruíram casas e obrigaram autoridades a realizarem corte de energia. Previsão é que o furacão alcance a Flórida (EUA)

Por Raquel Valente em 27/09/2022 às 17:10:26

O furacão Ian atingiu a região oeste de Cuba nesta terça-feira (27/9), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês). Ventos de 205 km/h a cerca de 25 quilômetros ao sul da cidade de Pinar Del Rio destruíram casas e deixaram mais de 850 mil cubanos sem energia.


A chegada do furacão obrigou as autoridades locais a realizarem um corte de energia como medida de prevenção. Além disso, de acordo com a mídia nacional, cerca de 40 mil pessoas precisaram ser retiradas das áreas costeiras mais próximas do nível do mar.


Com ventos de 205 km/h, o furacão Ian tem categoria 3. Na prática, furacões deste tipo têm ventos que variam de 178 a 208 km/h, o que pode levar a danos como destruição de casas, remoção de telhados, queda de árvores e bloqueios de vias.


De acordo com o NHC, cubanos que vivem nas áreas atingidas podem ficar sem água e energia elétrica por "dias ou semanas" após a passagem da tempestade.


O furacão atinge o país em um momento de grave crise econômica. Antes mesmo desta terça, os apagões já haviam se tornado constantes em várias regiões. Cuba também enfrenta escassez de alimentos, remédios e combustível.


De acordo com o órgão meteorológico americano, é esperado que o Ian ganhe força ao longo desta semana e atinja a categoria 4 à medida que ruma em direção à Flórida (EUA).




Texto: Raquel Valente
Foto: NOAA Satellites

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3