Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Golpe de Estado na Bolívia

Comandante do Exército anuncia golpe de Estado na Bolívia

General Juan José Zúñiga, comandante do Exército, anunciou golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira (26/6)


O general Juan José Zúñiga anunciou, nesta quarta-feira (26/6), golpe de Estado na Bolívia.


A decisão aconteceu após militares cercarem o Palacio Quemado, sede do governo boliviano. O comandante do Exército se deslocou para o local em um tanque de guerra.


Quando chegou à sede do governo, o militar exigiu "mudança de gabinete" e tentou entrar no local em um veículo blindado.


"O país não pode mais seguir assim", disse Zúñiga a repórteres na Praça Murillo, próximo ao palácio presidencial em La Paz.


Pouco antes da movimentação, o presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou "movimentação irregular" do Exército e pediu que a democracia no país seja respeitada.


"Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada", afirmou Arce em publicação no X, antigo Twitter.


O ex-presidente da Bolívia Evo Morales foi mais firme nas palavras e afirmou que o Exército estaria "gestando" um golpe no país.


"Gesta-se o golpe de Estado", escreveu Morales em seu perfil no X, antigo Twitter. "Neste momento, pessoal das Forças Armadas e tanques se mobilizam na Praça Murillo", afirmou em uma postagem com um vídeo mostrando soldados se movendo na capital La Paz.


A tentativa de golpe liderada pelo general Juan José Zúñiga acontece um dia após o ex-comandante do Exército ter sido destituído do cargo.



Texto: Junio Silva

Foto: AP Photo/Juan Karita



Metrópoles

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!