Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Efeitos

O que acontece quando você fica 3 ou mais dias sem lavar o cabelo

Para além da sujeira, ficar sem lavar o cabelo pode resultar em doenças. À coluna, médicas explicam e dão algumas dicas


No Brasil, o inverno começou nessa quinta-feira (20/6). Por conta do frio da estação, há quem passe mais de três dias sem lavar o cabelo. Além do couro cabeludo ficar mais oleoso, você sabe quais são as outras consequências desse hábito? A coluna Claudia Meireles conversou com duas dermatologistas para entender os efeitos da prática.


Tanto Karine Cade quanto Karla Lessa foram enfáticas ao comentar se existe ou não uma regra em relação à periodicidade de higienização dos fios. Ao responder ao questionamento, a dermatologista Karla frisou "depende": "A frequência ideal de lavagem varia de acordo com o tipo de cabelo e o estilo de vida de cada pessoa".


Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBDC), Karine pontua que algumas condições também impactam na periodicidade de higienização dos fios e "podem exigir uma lavagem mais frequente". Entre os fatores citados pela médicas, estão estilo de vida, prática de exercícios, exposição à poluição, uso de produtos capilares como gel, mousse e fixador, além das condições climáticas.


De acordo Karine Cade, passar três dias ou mais sem lavar o cabelo e o couro cabeludo pode acarretar em uma série de condições prejudiciais para a região, desde o acúmulo de oleosidade, proliferação de fungos e bactérias, obstrução de folículos capilares, surgimento de caspa até o ressecamento dos fios e mau cheiro.


Confirmando o ponto de Karine, Karla detalha que ficar muitos dias sem lavar as madeixas contribui até para o aparecimento de doenças, a exemplo da dermatite seborreica: "Esse acúmulo de sebo, células mortas, suor e resíduos de produtos capilares pode levar ao aumento da oleosidade, causar coceira, mau cheiro e, em alguns casos, desencadear ou piorar problemas como caspa e dermatite seborreica".


Conforme ressalta a dermatologista Karla Lessa, o excesso de oleosidade no couro cabeludo resultante da falta de lavagem pode obstruir os folículos capilares, favorecendo a queda de cabelo. Em concordância, Karine explica que a ausência de higienização na região tende a causar o acúmulo de células mortas e resíduos de produtos.


Com a concentração exagerada de resquícios no couro cabeludo, os folículos pilosos acabam sendo obstruídos e, consequentemente, o crescimento saudável das madeixas será afetado negativamente. "Isso pode até levar à queda de cabelo ou foliculite capilar", prosseguiu Karine.


Segundo as médicas, a oleosidade do couro cabeludo também tende a afetar o ressecamento dos fios. "Apesar da raiz oleosa, o sebo acumulado pode impedir que as pontas recebam a oleosidade natural, tornando-as ressecadas, frágeis e quebradiças", esclareceu Karine Cade. Quanto à higienização, Karla reforça: "É importante adaptar a frequência [de lavagem] às necessidades individuais."


Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



Texto: Marina Ferreira, Claudia Meireles

Foto: Tderden/Getty Images



Metrópoles

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!