Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Homologação

Lula assina decretos que homologam duas terras indígenas

Presidente Lula participou do encerramento da reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista, extinto durante a gestão Bolsonaro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (18/4), do encerramento da reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). O chefe do Executivo assinou dois decretos que homologam as terras indígenas de Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso.


O evento ocorreu às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira (19/4). Na ocasião, o presidente recebeu uma série de produtos originados de comunidades indígenas e produzidos nos moldes da agricultura familiar.


A demarcação de terras é uma das principais pautas defendidas pelos povos originários. No ano passado, o governo homologou oito territórios.


A cerimônia de encerramento da reunião do conselho contou com a participação dos ministros dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; da Justiça, Ricardo Lewandowski; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Rui Costa; das Mulheres, Cida Gonçalves; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, entre outras autoridades.


O CNPI tem a função de auxiliar o governo na formulação de políticas públicas para os povos indígenas. O colegiado foi recriado neste terceiro mandato do petista, após ser dissolvido em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).


O conselho é formado por 64 membros, sendo 30 indígenas, 30 representantes de ministérios e autarquias, e quatro ligados a entidades indigenistas.



Texto: Daniela Santos

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto



Metrópoles

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!