Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades sob riscos

Governo Federal lista 1,9 mil cidades sob risco de desastres

Nota da Casa Civil do governo Lula de 2023 apontou quase 2 mil cidades suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações


Uma nota técnica elaborada pela Casa Civil do governo Lula listou quase 2 mil municípios brasileiros que estariam suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações.


O documento foi feito pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil em 2023 como parte dos estudos para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


A nota aponta que exatas 1.942 cidades brasileiras estariam susctíveis a desastres ocasionados por chuvas e, por isso, deveriam ser "priorizadas nas ações da União em gestão de riscos e desastres naturais".


Dentre as cidades apontadas pelo estudo, estão 142 municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles, cidades que estão no epicentro das inundações que atingiram o estado nos últimos dias, como Eldorado do Sul e a capital Porto Alegre.


São Paulo (172), Rio Grande do Sul e Bahia.


"Diante dos desastres ocorridos que causaram tantas perdas humanas, desabrigados e desalojados, além de incontáveis danos materiais e de degradação ao meio ambiente, é fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres", diz o estudo.


Critérios


Elaborado ainda com auxílio de outros ministérios, como Integração e Desenvolvimento Regional; Cidades; Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; o estudo atualizou uma lista de 2012 das cidades sob risco.


Naquele ano, foram listados 821 municípios sob risco. Para entrar na lista, a cidade teve de registrar óbito, ter mais de 900 desalojados e ter mais de 10 registros de desastres entre os anos de 1991 e 2022.


Outro critério para entrar na lista da Casa Civil é a cidade apresentar alta vulnerabilidade a inundações, segundo o "Atlas de Vulnerabilidade a Inundações da ANA" (2014).



Texto: Gustavo Zucchi

Foto: Giulian Serafim/ PMPA



Metrópoles

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!