amazon 1

Vereador Sassá promove mutirão para doação de sangue

A ação tem por objetivo conscientizar e orientar a população a doar sangue, além de contribuir para o aumento do estoque no hemocentro

Por Assessoria de Comunicação do vereador em 07/04/2024 às 10:08:39

Em mais uma ação solidária, o vereador Sassá da Construção Civil (PT), realizou nessa sexta-feira (05/04), o mutirão de doação de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Pela segunda vez, a ação contou com vários doadores, entre trabalhadores da construção civil, e apoiadores do parlamentar.


Em 2023, no primeiro mutirão, Sassá levou mais de 100 doadores, o que ajudou a aumentar o estoque de sangue da instituição. Ainda durante este ano, o vereador pretende realizar outras ações e a meta é dobrar o número de doadores, conscientizando a população sobre esse gesto nobre e que salva vidas.


"Nossa ideia é levar o Vampirão para os canteiros de obras, nas escolas de samba, empresas privadas e todos que quiserem se juntar a nós nessa causa. Nem sempre é má vontade de doar. Às vezes, as pessoas só precisam de incentivo", disse o vereador.


De acordo com o diretor técnico do Hemoam, Sérgio Albuquerque, a fundação encontra muita dificuldade para conseguir a média diária de doadores que é de 250. Hoje alcança, em média, entre 80 e 100 doadores.


"Temos que ter em média, mais de duzentas doações por dia, mas nós estamos bem abaixo disso. Lembramos que cada doação são quatro vidas salvas. Só temos a agradecer ao senhor por esse gesto, vereador Sassá ", agradeceu o diretor.


Como doar – Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O atendimento do Hemoam para doação acontece de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, 4397, bairro da Chapada.


De acordo com o Ministério da Saúde, somente 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. Ou seja, somente 1,6% da população doa sangue, por isso o estoque de sangue dos hemocentros está sempre em níveis muito baixos.



Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3