amazon 1

Prefeitura de Manaus recebe terrenos no bairro de São Raimundo para a regularização de moradias

Por Déborah Menezes em 22/03/2024 às 07:18:45

A Prefeitura de Manaus recebeu, nesta quinta-feira, 21/3, da Igreja católica, terrenos pertencentes à Arquidiocese de Manaus, que compreende todo o bairro São Raimundo, zona Oeste, e que há anos tem sido habitado por muitas famílias. Com essa ação, os residentes poderão ter suas moradias regularizadas junto aos órgãos municipais.




O evento aconteceu na Igreja São Raimundo e contou com a presença do prefeito David Almeida, do Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, e do secretário Jesus Alves, titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).


Na ocasião, David Almeida agradeceu a iniciativa e reforçou o compromisso de levar melhores condições de vida à população de Manaus. "É uma conquista de décadas, graças a essa parceria da Prefeitura com a Arquidiocese.



Com isso, nós vamos poder dar essa titularidade das terras aos moradores e, assim, fazer uma justiça social. Esse é mais um compromisso que estou concluindo na minha gestão e mais programas estão por vir", assegurou o prefeito.


Com a entrega, a Arquidiocese de Manaus abre mão, oficialmente, de sua propriedade em prol das pessoas que há anos residem no local, mas não possuem a titularidade (registro de imóveis) de suas casas.


"A população do São Raimundo vem, há décadas, esperando por essa oportunidade. Conversamos com o prefeito David Almeida e foi feita essa proposta, de passar para a prefeitura que, assim, fará a regularização dessas terras, o que foi aceito pelo prefeito, Então, hoje nós estamos passando oficialmente essas terras", explicou o padre Danival Lopes responsável pelo Departamento de Patrimônio da Arquidiocese de Manaus.


Segundo o secretário Jesus Alves, esta ação faz parte das etapas do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que a Prefeitura de Manaus está realizando, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), proporcionando segurança jurídica aos ocupantes do local, visto que agora será possível fazer o registro de imóveis de todos os moradores do bairro de São Raimundo.


"É mais um avanço na regularização fundiária. Foi um ato muito gentil do Cardeal, doar parte das terras aqui do São Raimundo e que serão regularizadas pela prefeitura, por meio da secretaria. Além disso, também serão beneficiadas com o programa de melhorias, o "Casa Manauara". Então, é o momento de comemorarmos junto com os moradores", pontuou Jesus Alves.


A dona de casa Diomar Santos, que mora há 20 anos no bairro São Raimundo, participou da solenidade de doação. Ela espera ser uma das contempladas com a regularização de seu terreno. "Eu estou muito ansiosa. Há décadas esperávamos por uma oportunidade como essa. Vim participar para me informar e assim solicitar junto a Prefeitura a regularização da minha casa", contou a dona de casa.



Texto – Déborah Menezes / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom

Fonte: Semcom

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3