amazon 1

Durante sessão na CMM, Peixoto fala sobre a importância de garantir leis para beneficiar pessoas autistas

O vereador reforça a necessidade de atendimento e ações especializadas voltadas ao público

Por Assessoria de Comunicação do vereador em 15/03/2024 às 07:51:49

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), dessa quarta-feira (13/03), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 430/2021 que dispõe sobre a criação de uma instituição para atendimento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a capacitação de educadores no âmbito de Manaus. A matéria de autoria do parlamentar Wallace Oliveira (DC) visa oferecer ensino individualizado aos autistas.


A aprovação do PL foi considerada uma vitória para o vereador Peixoto (Agir) que subscreveu o projeto e destacou que a iniciativa é fundamental para os autistas e seus familiares. Para o legislador, a concordância da matéria pela Casa Legislativa é um aceno à sociedade de que a CMM tem um compromisso moral com a causa.


"Com a aprovação desse belo projeto a gente dá uma resposta e uma prova para a sociedade que nós, daqui do município de Manaus, precisamos e trataremos o autista e as demais pessoas com deficiência ocultas ou outras pessoas atípicas com o máximo respeito", destacou Peixoto.


Na oportunidade, o vereador também fez questão de expressar a sua preocupação com a falta de conhecimento sobre a TEA e a necessidade de se implementar mais leis e políticas públicas que venham contemplar e melhorar a vida dessas pessoas.


"Não só aqui em Manaus, é a realidade da nossa sociedade brasileira, onde nós ainda carecemos muito de conhecer, de estudar sobre o Transtorno do Espectro Autista e demais deficiências ocultas. A nossa sociedade não está preparada para ainda lidar com o comportamento de pessoas autistas em ambientes públicos, por exemplo, num shopping, em um cinema, em um supermercado, qualquer comércio", disse o vereador.


"Essa falta de conhecimento é generalizada. Está entre as famílias que têm criança com autismo e não conseguem identificar, porque não entende ainda, com clareza aquele comportamento, aquela conduta. Assim como na falta de diagnósticos, nós temos uma dificuldade grande de conseguir diagnóstico entre os profissionais de saúde, para atestar o autismo. Também temos dificuldade de implementar e garantir leis e direitos na nossa sociedade", frisou o parlamentar.


Representatividade - Peixoto é secretário estadual do autismo pelo partido e tem em seu trabalho, ações e projetos que visem garantir uma melhor qualidade de vida às crianças autistas.


"É fundamental a criação de mecanismos que venham amparar as pessoas autistas e suas famílias e este é um compromisso que reitero. Em breve estaremos aprovando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, onde vamos ter mais um espaço para trabalhar medidas que venham beneficiar e representá-los, no âmbito da Casa Legislativa. Além de PL"s específicos para este público, para conscientizar toda a sociedade da importância de se falar e conhecer o que é o TEA", destacou Peixoto.



Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Michell Mello

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3