amazon 1

Ditador na Indonésia é 'ressuscitado' às vésperas das eleições no país

Inteligência artificial (IA) recriou imagem do ex-governante Hadji Mohamed Suharto, morto em 2008 aos 86 anos, e passou mensagem a eleitores

Por Manoela Alcântara em 13/02/2024 às 21:42:59

A Indonésia, terceira maior democracia do mundo, se prepara para as escolher seu próximo presidente, em uma campanha com forte uso de inteligência artificial (IA), tanto para campanhas positivas, quanto para negativas e fake news.


Esta semana, com a proximidade do pleito, a ser realizado nesta quarta-feira (14/2), um vídeo publicado nas redes sociais "ressuscitou" o ditador Hadji Mohamed Suharto, morto em 2008.


Suharto, que governou o país por 32 anos, morreu aos 86 anos, mas agora aparece em vídeo recriado por IA com a fala: "Eu sou Suharto, o segundo presidente da Indonésia".


O vídeo de três minutos acumula cerca de 5 milhões de visualizações no X, antigo Twitter, TikTok, Facebook e YouTube.


Deep fake gerado por IA


Apesar de parecer o real, o vídeo é um deep fake gerado por IA. "O vídeo foi feito para nos lembrar da importância dos nossos votos nas próximas eleições", afirmou Erwin Aksa, vice-presidente do Golkar, um dos maiores e mais antigos partidos políticos da Indonésia.


Foi ele quem compartilhou o vídeo o X e fez o alerta à população. A publicação gerou uma série de questionamentos sobre ética nas eleições e uso da IA.



Texto: Manoela Alcântara

Foto: Reprodução



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3