amazon 1

Joelson Silva subscreve PL que propõe emissão de diplomas em braille aos alunos com deficiência visual

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil 528.624 pessoas são incapazes de enxergar

Por Assessoria de Comunicação do vereador em 08/02/2024 às 22:46:24

O vereador Joelson Silva (sem partido), durante a primeira sessão ordinária, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (07/02), subscreveu o Projeto de Lei (PL) nº 362/2021, que obriga as instituições públicas de ensino de Manaus a expedir diplomas em braille, para os alunos com deficiência visual.


Segundo Joelson Silva, o sistema Braille é uma das principais ferramentas de educação e inclusão na vida dos deficientes visuais.


"Ninguém pode deixar de entender que esse é um projeto de inclusão muito importante para essas pessoas que têm deficiência visual. Então, realmente o projeto é para aqueles que conseguem conquistar enfrentando as diversas dificuldades para chegar e concluir um curso e você receber um diploma em que você pode fazer a leitura. Parabenizo o vereador Fransuá e peço para subscrever o projeto", enfatizou Joelson.


Segundo documento, a expedição em braille não implica custos adicionais ao estudante.


Dados – Do total da população brasileira, cerca de 3,5% têm deficiência visual. De acordo com dados do IBGE, no Brasil 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos); 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar) e outros 29 milhões de pessoas declararam ter alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.


Tramitação – O projeto vai à 2ª discussão na forma da lei, após ter parecer aprovado em primeira discussão no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta também tramitou pelas Comissões de Educação e Finanças, Economia e Orçamento.


Destaques - O vereador Joelson Silva também destaca a importância do Projeto de Lei (PL) nº 129/2021, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), que institui a proibição de utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Manaus.


O parlamentar explica que é importante discutir um projeto de tamanha relevância e que vem sendo bastante debatido pela sociedade.


"O vereador Rodrigo fez o projeto, ele merece ser avaliado, discutido e debatido, aqui é o local para debater esses assuntos. Agora, vou apenas fazer uma observação que hoje já se tem uma transição sobre essa questão dos fogos de artifícios sem estampido sonoro, eles estão passando por esse processo de transição, a gente já vê que diminuiu bastante os fogos de artifícios que fazem barulhos", afirmou Joelson.


"Estamos falando de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), crianças, idosos e animais, e também temos a questão do outro lado do divertimento que gera os artefatos", concluiu o vereador.


O projeto vai para a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia, após ter parecer aprovado da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

.


Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Divulgação – Dicom/CMM

Fonte: Dicom/CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3