Alcançar a famosa "barriga de tanquinho" é um desejo de muitos. Chegar lá, porém, é outra conversa. O curioso é que, segundo a Harvard Medical School, existe um exercício ideal para quem quer conquistar um abdômen sarado. Ao praticá-lo todos os dias, os resultados não demorarão a surgir. Com o tempo, será possível enxergar uma cintura mais fina e definida.
De acordo com a renomada universidade, esse exercício é a prancha, uma prática fácil, mas que exige técnica. Durante muito tempo, os abdominais convencionais foram eleitos pelas pessoas que pretendiam fortalecer o core e exibir a barriga trincada. No entanto, Harvard explica que já se constatou que a prancha é perfeita para trabalhar essa zona do corpo, enquanto os exercícios clássicos caíram em desuso. Mas, por quê?
Uma das razões para essa conclusão é que o treino abdominal tradicional é "potencialmente prejudicial para as costas". Ainda, trabalham os músculos que se estendem das coxas até a lombar. Logo, puxar a parte inferior da coluna pode causar lesões ou, pelo menos, desconforto.
Já a prancha envolve muito mais músculos centrais: oblíquos, abdominais, músculos espinhais profundos, músculos lombares, assoalho pélvico, diafragma e glúteos. Visto isso, ter um núcleo central forte e trabalhado facilita a prática de outros exercícios que fazem parte de uma rotina de treinos que tonificam o corpo.
E mais: protege as costas, melhora o equilíbrio e a estabilidade e previne lesões. Esses são alguns motivos pelos quais os especialistas de Harvard recomendam pranchas em vez de outros tipos de abdominais.
Como fazer
A prancha nada mais é que uma posição semelhante a uma flexão, mas com os cotovelos e braços mantidos no chão. As pontas dos dedos dos pés também devem estar apoiadas no chão. A ideia é a de que as costas permaneçam retas como uma prancha.
O exercício consiste em manter essa postura por um determinado tempo, a exemplo de 30 segundos. Fazer três séries com descanso de meio minuto entre uma e outra é uma excelente opção.
Para potencializar os resultados
A prancha, por si só, é incrivelmente benéfica. Mas incorporá-la a uma rotina de exercícios físicos será ainda mais proveitoso! Para queimar gordura corporal, é necessário treinar pelo menos três dias por semana, e combinar exercícios de força e cardio.
A alimentação é outro fator de alta influência. Para se alcançar um abdômen sarado, é preciso garantir o déficit calórico, que é quando a pessoa consome menos calorias por meio da dieta do que o corpo necessita para manter o peso atual.
Dessa forma, cria-se o desequilíbrio energético, ao reduzir o número de calorias ingeridas em comparação com as gastas nas atividades diárias e no metabolismo basal. Portanto, o organismo recorre às reservas de gordura armazenadas para obter a energia adicional necessária.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Texto: Rafaela Amaral, Claudia Meireles
Foto: Getty Images/Pexels
Fonte: Metrópoles