amazon 1

Vereador Peixoto destaca importância de campanha

O parlamentar alertou sobre a necessidade de ações para debater e colocar o assunto em pauta

Por Carina Amazona em 04/09/2023 às 22:43:14

O m√™s de setembro é tradicionalmente dedicado a conscientizar as pessoas sobre o suic√≠dio, bem como evitar o seu acontecimento. A campanha "Setembro Amarelo" acontece em todo o pa√≠s e aqui em Manaus, o vereador Peixoto (Agir) chama a atenção para a import√Ęncia de colocar o assunto em destaque, acreditando na popularização do tema como forma de combater a problem√°tica.


Segundo dados do Anu√°rio Brasileiro de Segurança P√ļblica, o n√ļmero de suic√≠dios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. No ano passado mais de 16 mil casos foram contabilizados, o que d√° uma média de 44 por dia. Os n√ļmeros impressionam e o parlamentar alerta para a necessidade de apoio.


"Est√° mais que provado que precisamos discutir o assunto, colocar em destaque na m√≠dia e, principalmente, informar o que fazer e onde procurar ajuda. O suic√≠dio est√° ligado diretamente a doenças emocionais e a transtornos mentais, por isso é tão importante preciso falar sobre esses assuntos para mostrar que quem passa por isso não est√° só e necessita de ajuda e precisar de ajuda não é sinal de fraqueza", afirmou o vereador.


Em Manaus, a Ponte Jornalista Phelippe Daou, na zona Oeste da capital é constantemente cen√°rio de tragédias relacionadas ao suic√≠dio. Peixoto lembra que j√° solicitou, durante sessão plen√°ria da C√Ęmara Municipal de Manaus (CMM) ajuda dos colegas parlamentares para uma indicação coletiva destinada ao Governo do Amazonas e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), para que alguma provid√™ncia seja realizada no local e assim evitar mais perdas de vida para as doenças de transtorno mental.


"No ano passado, recebi uma mensagem com o pedido de ajuda para a criação de uma lei para evitar o tr√°fego de pessoas no local e assim evitar esse tipo de ocorr√™ncia. Porém, pela estrutura ser de dom√≠nio do Estado, transcende o meu direito de legislar, pois ultrapassa o poder municipal", explicou.


O vereador também reforça a import√Ęncia de procurar ajuda ao menor sinal de pensamentos suicidas. "A depressão é uma doença silenciosa, não é f√°cil de se auto identificar mas ao pensar em atentar contra si mesmo a pessoa necessita externalizar isso. Por mais vergonha que sinta, medos e d√ļvidas, é importante lembrar que sempre tem alguém que quer te ver bem e que quer te ajudar. Devemos estar vigilantes a todos os sinais", complementou Peixoto.


Setembro Amarelo - A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, quando a fam√≠lia de um jovem suicida distribuiu, em seu velório, cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais. O amarelo fazia alusão à cor de um carro que o jovem tinha.


Por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2014 a campanha chegou ao Brasil. A intenção principal é informar que o suic√≠dio pode ser evitado e de que maneira isso pode ser feito, enfatizando os cuidados com a sa√ļde mental.



Texto: Carina Amazona

Foto: Emerson Olliver

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3