amazon 1

Vereador Peixoto destaca importância de campanha

O parlamentar alertou sobre a necessidade de ações para debater e colocar o assunto em pauta

Por Carina Amazona em 04/09/2023 às 22:43:14

O mĂȘs de setembro é tradicionalmente dedicado a conscientizar as pessoas sobre o suicĂ­dio, bem como evitar o seu acontecimento. A campanha "Setembro Amarelo" acontece em todo o paĂ­s e aqui em Manaus, o vereador Peixoto (Agir) chama a atenção para a importância de colocar o assunto em destaque, acreditando na popularização do tema como forma de combater a problemĂĄtica.


Segundo dados do AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica, o nĂșmero de suicĂ­dios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. No ano passado mais de 16 mil casos foram contabilizados, o que dĂĄ uma média de 44 por dia. Os nĂșmeros impressionam e o parlamentar alerta para a necessidade de apoio.


"EstĂĄ mais que provado que precisamos discutir o assunto, colocar em destaque na mĂ­dia e, principalmente, informar o que fazer e onde procurar ajuda. O suicĂ­dio estĂĄ ligado diretamente a doenças emocionais e a transtornos mentais, por isso é tão importante preciso falar sobre esses assuntos para mostrar que quem passa por isso não estĂĄ só e necessita de ajuda e precisar de ajuda não é sinal de fraqueza", afirmou o vereador.


Em Manaus, a Ponte Jornalista Phelippe Daou, na zona Oeste da capital é constantemente cenĂĄrio de tragédias relacionadas ao suicĂ­dio. Peixoto lembra que jĂĄ solicitou, durante sessão plenĂĄria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ajuda dos colegas parlamentares para uma indicação coletiva destinada ao Governo do Amazonas e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), para que alguma providĂȘncia seja realizada no local e assim evitar mais perdas de vida para as doenças de transtorno mental.


"No ano passado, recebi uma mensagem com o pedido de ajuda para a criação de uma lei para evitar o trĂĄfego de pessoas no local e assim evitar esse tipo de ocorrĂȘncia. Porém, pela estrutura ser de domĂ­nio do Estado, transcende o meu direito de legislar, pois ultrapassa o poder municipal", explicou.


O vereador também reforça a importância de procurar ajuda ao menor sinal de pensamentos suicidas. "A depressão é uma doença silenciosa, não é fĂĄcil de se auto identificar mas ao pensar em atentar contra si mesmo a pessoa necessita externalizar isso. Por mais vergonha que sinta, medos e dĂșvidas, é importante lembrar que sempre tem alguém que quer te ver bem e que quer te ajudar. Devemos estar vigilantes a todos os sinais", complementou Peixoto.


Setembro Amarelo - A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, quando a famĂ­lia de um jovem suicida distribuiu, em seu velório, cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais. O amarelo fazia alusão à cor de um carro que o jovem tinha.


Por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2014 a campanha chegou ao Brasil. A intenção principal é informar que o suicĂ­dio pode ser evitado e de que maneira isso pode ser feito, enfatizando os cuidados com a saĂșde mental.



Texto: Carina Amazona

Foto: Emerson Olliver

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3