amazon 1

Amazonas: PF queima 302 balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira

Policiais percorreram 1,5 mil quilômetros do Rio Madeira, passando por 5 municípios com objetivo de combater o garimpo ilegal na região

Por Carlos Estênio Brasilino em 03/09/2023 às 19:04:31

Uma operação de 12 dias da Polícia Federal encerrada nesse sábado (2/9) destruiu 302 balsas usadas pelo garimpo ilegal no Rio Madeira, no estado do Amazonas.


Com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os policiais federais percorreram 1,5 mil quilômetros do Rio Madeira, passando por cinco municípios amazonenses com objetivo de combater o garimpo ilegal na região. Os municípios alvo da operação foram: Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.


"A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos", informou, em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Federal.


Apelidada de Draga Zero, a operação faz referências às estruturas, chamadas de dragas, usadas na extração do ouro e outros minérios de dentro dos leitos dos rios. Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comemorou a ação contra o garimpo ilegal. "Estamos defendendo o meio ambiente, o patrimônio público, a soberania nacional e combatendo organizações criminosas", escreveu.


Nas imagens disponibilizadas pela PF, é possível ver várias balsas, próximas umas das outras, em chamas no Rio Madeira.



Texto: Carlos Estênio Brasilino

Foto: Polícia Federal/Divulgação



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3