amazon 1

Trocar açúcar por adoçante emagrece? Endocrinologista responde

Segundo médico, consumo das duas substâncias deve ser feita com moderação. O açúcar está ligado ao desenvolvimento de várias doenças

Por SportLife em 01/08/2023 às 20:21:08

Nas últimas semanas, a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o enquadramento do aspartame como possível cancerígeno reacendeu o debate sobre se vale ou não a pena trocar o açúcar, ligado ao desenvolvimento de vĂĄrias doenças metabólicas, pelo adoçante.


"O que é importante lembrar: tanto o açúcar quanto os adoçantes podem trazer impactos negativos à saúde. Mas podemos encontrar uma solução saudĂĄvel e equilibrada. Se for consumi-los, o faça na menor quantidade possível", explica o médico endocrinologista Igor Barcelos.


A OMS liderou algumas conversas importantes sobre esse tema. As diretrizes apontam que o consumo desses produtos não oferece benefício em longo prazo quando o tema é reduzir gordura corporal tanto para adultos quanto para crianças.


Ainda de acordo com a entidade, os produtos que substituem o açúcar também não intensificam a redução do risco de doenças como câncer ou diabetes. O uso prolongado desses adoçantes, na verdade, aumenta a incidĂȘncia de diabetes tipo 2 e entre outros.


Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.



Texto: SportLife

Foto: Alina Rosanova/Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3