amazon 1

Marcelo Serafim defende acesso à medicamentos com a contratação de farmacêuticos nas unidades de saúde

"É impossível falarmos de acesso a medicamentos, sem que haja a presença do farmacêutico em nossas unidades", destacou Marcelo Serafim

Por Divulgação em 19/05/2023 às 20:45:27

O vereador Marcelo Serafim (PSB-AM) esteve representando a Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta sexta-feira, (19), durante audiĂȘncia pública promovida pela Assembléia Legislativa do Estado. O evento teve como tema "Acesso a medicamentos em defesa da vida". A audiĂȘncia foi proposta pelo Deputado Dr. Gomes e contou com a participação de diversas entidades representativas da categoria farmacĂȘutica como o Sindicato dos FarmacĂȘuticos, conselho Regional de FarmĂĄcia, Federação Nacional dos farmacĂȘuticos, além da Fiocruz e Secretaria Estadual de Saúde.




Durante a realização da audiĂȘncia pública, Marcelo Serafim defendeu a abertura de vagas no próximo concurso da SES-AM: "É impossível falarmos de acesso a medicamentos, sem que haja a presença do farmacĂȘutico em nossas unidades de saúde. Precisamos rever os conceitos adotados até aqui e finalmente prover a rede estadual da quantidade necessĂĄria de profissionais farmacĂȘuticos", enfatizou Marcelo.



Recentemente, a presidente do Conselho Regional de FarmĂĄcia do Amazonas, Dra. Luana Santana, participou de cessão de tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas onde chamou a atenção dos parlamentares sobre a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e SalĂĄrios da categoria no serviço público de saúde do Estado. O objetivo foi sensibilizar os deputados para ajudarem a viabilizar a contratação de mais farmacĂȘuticos em um possível novo concurso público pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.


Na audiĂȘncia pública nesta sexta-feira, o vereador Marcelo Serafim reforçou o pedido para que o governo estadual contrate novos farmacĂȘuticos: "Faço um apelo público ao Governador Wilson Lima, que tem demonstrado sua boa intenção para que contemple a categoria farmacĂȘutica no próximo concurso. Não falo isso como uma voz corporativista, falo como uma voz que conhece a atenção bĂĄsica, mas também a média e alta complexidade e sabe que se não fortalecermos a assistĂȘncia farmacĂȘutica como um todo, não conseguiremos resolver os problemas de saúde do nosso estado. O farmacĂȘutico jĂĄ estĂĄ bastante inserido na atenção bĂĄsica em nossa cidade, mas precisamos ampliar esse cuidado a toda a nossa rede", concluiu Marcelo Serafim.


Estudo técnico feito pelo Conselho Regional de FarmĂĄcia do Amazonas aponta o déficit de farmacĂȘuticos nas unidades hospitalares na capital e no interior, além de fundações. O levantamento foi baseado nos Padrões Mínimos para FarmĂĄcia Hospitalar e Serviços de Saúde da Sociedade Brasileira de FarmĂĄcia Hospitalar e na Lei Federal N° 13.021/2014. Os cĂĄlculos apontam a necessidade de contratação de 725 profissionais tanto na capital, quanto no interior e fundações como a FHEMOAM E FCECON, por exemplo.



Foto: Divulgação/Assessoria

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3