amazon 1

Dermatologista explica como tratar espinhas

Excesso de açúcar e gordura causa inflamações na pele. Especialista ensina como cuidar das erupções cutâneas

Por João Vítor Reis em 11/04/2023 às 17:58:53

Os surtos de acne são comuns em algumas fases da vida e também depois do consumo exagerado de comidas gordurosas e açucaradas, como os ovos de chocolate.


O dermatologista Ricardo Fenelon, de Brasília, explica que o açúcar entra muito rapidamente na corrente sanguínea, elevando o índice glicĂȘmico. "Uma das primeiras consequĂȘncias disso é a oleosidade da pele, que obstrui os poros e causa a acne", afirma.


O leite e seus derivados, presentes na receita dos ovos de chocolate, também estão associados a erupções cutâneas. Se vocĂȘ exagerou nos ovos de chocolate, agora é lidar com as consequĂȘncias.


Fenelon destaca algumas medidas para combater a inflamação na pele:


Usar sabonete contra oleosidade;


Evitar leite e açúcar por um período;


Aplicar creme ou gel à base de peróxido de benzoila nas erupções.


Em hipótese alguma, o dermatologista recomenda que a pessoa esprema as espinhas. "CutucĂĄ-las pode causar manchas e cicatrizes que vão afetar a autoestima do paciente", afirma Fenelon.


Sobre a vitamina C, produto muito vendido nos últimos anos que promete pele lisa e brilhante, o especialista afirma que funciona como antioxidante, mas não hĂĄ evidĂȘncias científicas que comprove sua eficĂĄcia contra espinhas. "O uso tópico da vitamina C, como em cremes, na verdade, pode até piorar as inflamações na pele", aponta o dermatologista.



Texto: João Vítor Reis

Foto: Irina Boriskina



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3