amazon 1

Deputado Roberto Cidade propõe diretrizes de enfrentamento ao Alzheimer e outras doenças mentais

Por Assessoria de Comunicação em 27/01/2023 às 18:37:59

No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas vivem com alguma forma de demĂȘncia. A expectativa é que esses números tripliquem até 2050. Entre elas, as que prevalecem na população acima de 65 anos estĂĄ o Alzheimer. E como forma de chamar atenção para o tema, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), propôs o Projeto de Lei (PL) nÂș 105/22, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e outras doenças mentais.


"O Alzheimer e outras doenças mentais ocasionam perdas de funções cognitivas, memória, atenção e orientação, que comprometem a funcionalidade da pessoa e interferem na vida do paciente e da família. Nossa intenção, com essa lei, é facilitar o mĂĄximo possível o acompanhamento desse paciente, garantindo sua melhor condição de vida e que sua família tenha melhores meios para lidar com as limitações que essas doenças provocam. O Brasil estĂĄ mais envelhecido e nós precisamos legislar em função disso também, dessa longevidade, propondo melhor qualidade de vida para essa parcela de brasileiros", afirmou.


O PL prevĂȘ que o indivíduo acometido pelo Alzheimer e outras doenças mentais, bem como seus representantes legais, tenham à disposição um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente, e que haja atendimento interdisciplinar para as necessidades clínicas e psicossociais, bem como o estímulo para que o paciente viva o mais ativamente possível.


"Precisamos estabelecer diretrizes para a implementação de uma política estadual que permita o amparo necessĂĄrio. O PL prevĂȘ avanços para o diagnóstico, para o tratamento, acompanhamento e para a melhor qualidade de vida do paciente, dos familiares e cuidadores. Tenho certeza de que poderei contar com a sensibilidade de todos os deputados estaduais para que esse PL se torne lei", falou.


Sintomas


Além da perda de memória, os sintomas de Alzheimer incluem, entre outras coisas, problemas para completar tarefas que antes eram fĂĄceis; mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares; problemas com a comunicação, tanto escrita como falada; confusão sobre locais, pessoas e eventos e alterações visuais, como problemas para entender imagens.



Foto: Divulgação/Assessoria

Fonte: Aleam

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3