amazon 1

Prefeitura libera dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos de idade a partir de segunda-feira, 9/1

Por Victor Cruz em 06/01/2023 às 16:52:40

A Prefeitura de Manaus informa que a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19, também chamada de terceira dose, ser√° liberada para as crianças de 5 a 11 anos de idade a partir da próxima segunda-feira, 9/1. A incorporação da dose de reforço para esse p√ļblico na Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foi aprovada pela Ag√™ncia Nacional de Sa√ļde (Anvisa) e recomendada por meio de Nota Técnica do Ministério da Sa√ļde.




Os detalhes sobre a nova fase da campanha foram repassados em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 6/1, pela secret√°ria municipal de Sa√ļde, Sh√°dia Fraxe, acompanhada do subsecret√°rio municipal de Gestão da Sa√ļde, Djalma Coelho, e da gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes.


"As crianças que completaram o ciclo vacinal com a segunda dose h√° pelo menos quatro meses j√° poderão ser levadas aos postos, na segunda-feira, para receber essa dose adicional. O reforço dever√° ser administrado com a Pfizer pedi√°trica, de frasco com tampa laranja, mesmo que a criança tenha recebido CoronaVac no esquema vacinal inicial", explicou a secret√°ria.


Sh√°dia chamou atenção para o grande n√ļmero de crianças que ainda não estão protegidas contra as formas graves da Covid-19 em Manaus, mesmo após diversos meses passados do in√≠cio da imunização desse p√ļblico. Conforme o Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br), cerca de 160,2 mil crianças nessa faixa et√°ria tomaram a primeira dose, apenas 60% do p√ļblico esperado (260,7 mil). Desse total, apenas 59% completaram o esquema vacinal com a segunda dose (94,6 mil).


"Gostar√≠amos de convidar os pais a levarem suas crianças em nossos postos de vacinação, principalmente aquelas que ainda não receberam nenhuma dose. A Semsa estima que mais de 80 mil j√° estão aptas para receber a dose de reforço, pois j√° completaram o intervalo de quatro meses após a segunda dose, e essa medida com certeza vai garantir os n√≠veis de proteção adequados contra a doença", disse.


A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, reforçou que a vacina é um direito das crianças, e os pais precisam ter responsabilidade de lev√°-las até os pontos de imunização. "As crianças estão prestes a voltar às aulas e muitas escolas exigem o comprovante de vacinação. Então peço que os respons√°veis busquem nossas unidades, e l√° mesmo eles podem emitir o certificado, para apresentar nas instituições de ensino", afirmou Isabel.


Serviço


As crianças devem ser levadas por um respons√°vel maior de 18 anos de idade, portando certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Sa√ļde (CNS) e cartão de vacina. As vacinas do calend√°rio b√°sico infantil podem ser administradas juntas do imunizante contra a Covid-19.




Para o p√ļblico de 5 a 11 anos de idade, a Semsa disponibiliza 34 pontos de vacinação contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, distribu√≠dos em todas as zonas geogr√°ficas da capital, sendo que alguns estendem o funcionamento até as 20h. Aos s√°bados, a vacina é ofertada em dez endereços, que funcionam das 8h às 12h.


A lista completa com os locais de vacinação contra a doença, assim como os hor√°rios, p√ļblicos atendidos e vacinas dispon√≠veis, pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. A população também pode obter outros detalhes por meio das redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).


Atrasados


Dados da Semsa mostram que mais de 619 mil usu√°rios estão com a terceira dose atrasada e outros 481 mil estão com a quarta dose pendente.


Além das quatro doses para a população acima de 18 anos, atualmente a quinta dose est√° dispon√≠vel para adultos com alto grau de imunossupressão.




Texto - Victor Cruz / Semsa

Fotos - Elienai Emanuel / Semsa

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3