amazon 1

Saiba como os seus pés podem apresentar sinais de colesterol alto

Altos níveis de gordura no sangue dificultam a circulação e impedem o bom funcionamento do coração, apresentando sinais em todo o corpo

Por João Vítor Reis em 04/01/2023 às 19:36:21

Ter colesterol alto aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Afinal, o acúmulo de gordura dificulta o fluxo de sangue no organismo, o que pode danificar a saúde não só do coração, mas do seu corpo em geral, inclusive os pés.


De acordo com o ortopedista Julian Machado, da Ortholife no Hospital Santa Lúcia Sul, em Brasília, pessoas com altos níveis colesterol LDL, mais conhecido como "ruim", podem apresentar cãibra e inchaços nos pés. Com o estreitamento dos vasos causado pelo acúmulo de gordura, a queda no suprimento de oxigĂȘnio e nutrientes transportados pelo sangue pode provocar os sintomas.


O médico diz que pacientes que tomam remédio para lidar com o problema também podem sofrer com dores musculares.


As principais razões da alta no colesterol ruim, segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), são:


Causas genéticas;


Condições que, quando não controladas, levam ao aumento do colesterol, como, por exemplo, algumas doenças renais, hipotireoidismo, obesidade e diabetes;


Alimentação inadequada, com alta ingesta de gorduras saturadas;


Sedentarismo;


Alcoolismo.


Ademais, é falso dizer que o colesterol alto é exclusivo dos adultos. Como a condição também estĂĄ ligada à obesidade, crianças e adolescentes podem sofrer com o problema. O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue.


Segundo a Ebserh, a alimentação saudĂĄvel e atividade física com frequĂȘncia são as melhores formas de prevenir o alto nível de gordura no organismo. A depender dos níveis do colesterol no sangue, o paciente pode precisar de tratamento com medicamentos.




Texto: João Vítor Reis

Foto: Predrag Popovski






Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3