amazon 1

Moraes e Defesa se reúnem; TSE fala em "êxito dos testes das urnas"

Em duas horas de reunião, o ministro da Defesa e o presidente da Corte falaram sobre o resultado positivo das análises no sistema eleitoral

Por Manoela Alcântara em 31/08/2022 às 16:26:12

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se reuniram nesta quarta-feira (31/8) para tratar sobre as eleições.


Após duas horas de discussões sobre o processo de apuração de votos e a segurança do sistema eleitoral, foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os Boletins de Urna (BUs) pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.


Além disso, foram apresentados diversos quesitos técnicos do processo e, de acordo com o TSE, "ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela USP, Unicamp e UFPE e a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados".


A Corte Eleitoral ainda ressaltou junto ao ministro da Defesa e aos técnicos das Forças Armadas a importância da manutenção da realização do Teste de Integridade, que ocorre desde 2002 como mecanismo de auditoria.


As áreas técnicas ainda entraram em acordo sobre a a apresentação conjunta de um projeto piloto complementar, no qual será usada a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral.



Texto: Manoela Alcântara
Foto: Divulgação/TSE

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3