amazon 1

Pix já teve 135 mil transações em um único dia, diz Vilain, da Febraban

Por Raimundo Bezerra em 12/11/2020 às 13:00:39


Quantidade de operações, cadastro de chaves e número de instituições envolvidas em fase ainda restrita do sistema de pagamentos instantâneos são expressivos, apontam executivos na Live do Valor Somente na última terça-feira foram registradas 135 mil transações na fase restrita ("soft opening") do sistema de pagamentos instantâneos Pix, afirmou Leandro Vilain, diretor de política de negócio e operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na Live do Valor desta quinta-feira.

A fase restrita - um período de testes para o uso do Pix, que entrará em operação em todo o País no próximo dia 16 - começou no último dia 3 e termina no próximo domingo. Esse teste conta com a participação das 762 instituições autorizadas a trabalhar com o Pix e alguns usuários foram selecionados por cada uma delas.

Para Carlos Netto, o presidente da empresa de tecnologia Matera, que também participou da live, esse resultado prévio da fase de teste, somado ao fato de haver mais de 700 instituições participantes, as quais investiram para estar nessa posição, o número de cadastros de chaves mostra que o Pix dará mais certo do que imaginavam. A Matera atua na integração de empresas ao sistema de pagamentos instantâneos.

Um dos grandes objetivos dessa que será uma nova forma de pagamentos instantâneos é diminuir o uso do dinheiro em espécie, cujo custo somente de transportes é da ordem de R$ 10 bilhões por ano, para os bancos. "Cerca de 40% dos gastos das famílias é com dinheiro em espécie, nosso grande objetivo é cair para 25%, disse Vilain.

Reprodução/Youtube

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3