amazon 1

Entenda o que levou à escalada da tensão entre Israel e Irã

O Irã disparou dezenas de drones contra Israel nesse sábado, em um acirramento do conflito no Oriente Médio

Por Daniela Santos em 14/04/2024 às 10:25:59

O conflito no Oriente Médio ganhou um novo capítulo após o Irã lançar dezenas de drones em direção à Israel, no final da tarde desse sábado (13/4). Durante a noite, o sistema de defesa israelense interceptou os objetos disparados pelo rival.


Segundo o porta-voz das forças de defesa israelenses, contra-almirante Daniel Hagari, a ação causou "leves danos" à estrutura de uma base militar no sul do país. Além disso, um menino de 10 anos teria sido atingido por estilhaços.


Até o início da madrugada deste domingo (14/4) – horário de Brasília –, no entanto, o governo israelense não havia anunciado uma resposta.


Israel e Irã têm um histórico de conflitos, mas a tensão escalou desde a invasão do grupo palestino extremista Hamas, que resultou na morte de mais de 1.200 civis e militares israelenses, em 7 de outubro do ano passado. A guerra na Faixa de Gaza fez com que Israel intensificasse os ataques contra parceiros do Irã — que é aliado do Hamas — no Líbano e na Síria.


O estopim para a ofensiva de Teerã foi um bombardeio contra a embaixada iraniana em Damasco, na capital da Síria, que deixou mais de uma dezena mortos. Entre as vítimas, está um general da Guarda Revolucionária do Irã e um comandante das Forças Quds. O ataque foi atribuído a Israel, que nega envolvimento na ação.


Desde o bombardeio, em 1º de abril, Israel tem se preparado para uma ofensiva do lado iraniano. A mídia local informou que ao menos 28 embaixadas e consulados israelenses foram fechados diante do temor de uma retaliação.


Na sexta (12/4), o Wall Street Journal noticiou que o Irã se preparava para uma incursão terrestre ao país rival. De acordo com o jornal, um funcionário dos EUA envolvido no assunto afirmou que os relatórios da inteligência americana indicavam ataque retaliatório iraniano nos próximos dias, "possivelmente em solo israelense".


O país do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se disse "preparado para qualquer cenário".


"Nos últimos anos, e especialmente nas últimas semanas, Israel tem se preparado para um ataque direto do Irã. Nossos sistemas defensivos estão instalados; estamos prontos para qualquer cenário, tanto defensivo quanto ofensivo", disse



Texto: Daniela Santos

Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images





Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3