amazon 1

Polícia Civil procura homem que se passa por motorista de aplicativo para dopar, roubar e estuprar vítimas em Manaus

As denúncias podem ser feitas pelo 181, disque-denúncia da SSP-AM, ou diretamente no 23° DIP

Por Divulgação em 10/04/2024 às 23:04:56

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 23¬į Distrito Integrado de Polícia (DIP), divulga a imagem de João Paulo Ferreira Quaresma, de 39 anos, investigado por se passar por motorista de aplicativo para dopar roubar e estuprar vítimas em Manaus. O indivíduo possui diversos Boletins de Ocorr√™ncia (BOs) registrados em seu nome pela pr√°tica criminosa.


Durante coletiva de imprensa, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), informou que esse indivíduo é muito perigoso e est√° se passando por motorista de aplicativo para dopar, roubar e até estuprar as vítimas na capital.


"Pedimos que as pessoas que utilizam esse meio de transporte evitem ingerir √°gua, bombom ou bala oferecida pelo motorista, pois esse é o modus operandi desse infrator. Temos casos registrados em v√°rias delegacias de Manaus e estamos convergindo para a prisão, para que ele seja retirado de circulação da sociedade o mais r√°pido possível", ressaltou Albino.


Investigações


Conforme o delegado Rafael Allemand, titular do 23¬į DIP, as investigações iniciaram após uma mulher procurar à delegacia e informar que na madrugada do dia 18 de dezembro de 2023, foi dopada, roubada e estuprada por um motorista de aplicativo após sair de um evento no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.




"A vítima entrou no carro por volta das 2h e ficou desacordada após ingerir uma √°gua oferecida pelo motorista. Ela só acordou por volta das 5h jogada em uma rua com v√°rias marcas de viol√™ncia pelo corpo", informou o delegado.


Ainda segundo a autoridade policial, o sistema de aplicativo auxiliou em algumas informações que corroboram com as repassadas pela vítima. Durante consulta ao Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), foi verificado que haviam v√°rios casos parecidos com o da mulher, inclusive em alguns Boletins de Ocorr√™ncia (BOs) as vítimas reconheceram João Paulo Ferreira Quaresma como autor. Diante disso, foi representada à Justiça pela prisão preventiva dele.


Outro caso


O infrator também é investigado no caso de um jovem de 19 anos. No dia 11 de fevereiro deste ano, por volta das 4h40, o jovem solicitou uma corrida via aplicativo de transporte no bairro Alvorada, zona centro-oeste.


"Quando o carro chegou, o motorista não correspondia com o solicitado no aplicativo, pois aparecia a foto de uma mulher, mas este informou que faria um preço mais barato se o jovem cancelasse a corrida anterior. Após isso, ofereceu √°gua para ele, que só acordou algum tempo depois jogado na beira da rua em um local desconhecido, j√° sem seu aparelho celular", contou Allemand.


O titular da unidade policial relatou que h√° indícios de que João Paulo não atua sozinho, mas as investigações continuam em andamento. Durante uma ação deflagrada na terça-feira (09/04) foi apreendido o veículo utilizado nas ações criminosas.


O autor j√° possui passagem pela polícia pelo crime de roubo, inclusive j√° foi preso em novembro de 2017.


Denúncias


A PC-AM solicita a quem reconhecer ou souber a localização de João Paulo Ferreira Quaresma, que denuncie pelo 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou procure diretamente o 23¬į DIP, que fica localizado na rua Paul Adam, conjunto Shangril√°, bairro Parque 10 de Novembro.


FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

Fonte: Polícia Civil do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3