amazon 1

Peixoto homenageia associação de pais de crianças traqueostomizadas e afirma: "Neste plenário vocês têm uma voz!"

O parlamentar lembrou do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada e reafirmou o compromisso com a causa

Por Assessoria de comunicação do vereador em 19/02/2024 às 22:49:40

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (19/02), o vereador Peixoto (Agir36) lembrou do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada e prestou uma homenagem a Associação Família TQT (Traqueostomia = Qualidade de Vida), que reúne pais de crianças manauaras nesta condição. Em discurso, o parlamentar relembrou da luta das famílias e também reafirmou seu compromisso pela causa.


Para o vereador, os pais e mães da associação são verdadeiros guerreiros, que tem uma luta diária que não se resume apenas em seus filhos, mas em toda a comunidade.


"Não é fácil, quem é pai e mãe sabem o desafio que é criar um filho. No caso dos bebês traqueostomizados, a responsabilidade e o desafio aumentam ainda mais. Mas essa Família, como um todo, não desiste de ninguém, e isso me emocionou e fez com que o sentimento de um parlamentar aflorasse de vez. Desde o dia 30 de novembro de 2022, quando conheci essa organização, me comprometi em ajudá-los e desde lá, temos uma atuação presente junto a associação", disse.


Entre as ações, Peixoto destacou as parcerias que resultaram em soluções. Por intermédio do parlamentar, as famílias tiveram acesso direto à concessionária de energia da capital para tratar da problemática que envolve o uso recorrente da corrente elétrica para a manutenção dos equipamentos essenciais para a garantia de vida e conforto das crianças traqueostomizadas.


"Acionei a Amazonas Energia para buscar ajudar essas mães que buscavam a redução de suas contas de energia, porque as crianças traqueostomizadas dependem 100% de aparelhos respiratórios, diuturnamente, 24 horas por dia." lembrou o vereador.


"Imagina ter um aparelho ligado em uma tomada, consumindo energia elétrica aumentando demais as suas contas. Essas mães deixam de trabalhar e ter vida própria para cuidar desses filhos especiais.", salientou.


Além disso, esse encontro também resultou na doação de cestas básicas, como forma de auxiliar as famílias que têm crianças que dependem de aparelhos de traqueostomia.


"Essas famílias, em sua maioria são carentes e precisam muito de ajuda. Além dessa ação, no fim do ano passado também participei do movimento de arrecadação de fraldas. Cada conquista é celebrada por mim pois sei o quanto faz a diferença na vida deles", afirmou Peixoto.


Dia Nacional da Criança Traqueostomizada - Celebrada no dia 18 de fevereiro, a data foi definida pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A celebração foi instituída pela Lei nº 14.249/2021 com o objetivo de promover ações de conscientização e de esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças que passam por traqueostomias.


Comemorada pela primeira vez em 2022, a data pretende, ainda, contribuir para a criação de políticas públicas que visem ao cumprimento das recomendações oficiais sobre os cuidados e condutas para as crianças traqueostomizadas.


"Eu fiz questão de celebrar esta data, nesta Casa Legislativa, para essa fala reverberar no intuito de levar o nome da Família TQT ao mais distante, para que todos conheçam a história de superação dos pequenos Alex, Gui, Melissa e de muitos outros. Que conheçam a Francimara, Silvane e outras corajosas mães que lutam incansavelmente por essas crianças. E afirmo, a toda Família TQT, que neste plenário vocês têm uma voz!", complementou Peixoto.



Texto: Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Michell Melo

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3