amazon 1

Ibama aplicou 56 mil reais em multas e apreendeu 35 aves

Operação Gênesis fiscaliza criadores de passeiriformes.

Por Divulgação em 18/12/2023 às 11:52:20

Na última semana, o Ibama realizou a Operação Gênesis, operação responsável por combater as fraudes em criadores amadores de pássaros silvestres. Com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o Ibama iniciou a semana ofertando o Curso de Sisrema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros ,(Sispass) e identificação de fraudes em anilhas. O público alvo envolvia agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental, IPAAM e Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo.




As anilhas utilizadas nos pássaros são pequenos anéis, produzidos sob medidas específicas e trazendo diferentes códigos para identificar cada ave. A problemática de fraudes em anilhas no Brasil é alvo do Ibama por tratar de uma atividade que tem envolvido muitas infrações ambientais e um impacto muito negativo à avifauna silvestre. Os infratores têm investido na falsificação dessas anilhas pra que possam retirar animais da natureza sem autorização ou reproduzir aves em cativeiro sem que o órgão possa monitorar corretamente, conseguindo vender os animais por um alto valor, prática que é proibida, segundo a Instrução Normativa IBAMA nº 10 de 19/09/2011.


A Operação Gênesis se deu com objetivo de capacitar os agentes fiscalizadores do estado para poderem identificar os mais variados tipos de fraudes nas anilhas dos pássaros. Na mesma semana, a equipe do IBAMA, junto ao Batalhão de Policiamento Ambiental, também realizou vistorias nas casas dos moradores, averiguando seus respectivos planteis.


Como resultado das vistorias, o Ibama aplicou 56 mil reais em multas e apreendeu 35 aves.


"Há um mercado ilegal de pássaros que os aprisiona e expõe à maus-tratos. O Ibama se procura e atua em sua competência colaborando com os demais órgãos. O repasse de conhecimento é fundamental nesse apoio." São palavra do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.



Fotos: Divulgação/IBAMA-AM

Fonte: IBAMA-AM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3