amazon 1

Veja estados em que temperatura pode chegar a 40ºC

A elevação das temperaturas deve se estender entre 14 (quinta-feira) e 20 de dezembro, em sete estados e no DF

Por Mateus Salomão em 11/12/2023 às 22:47:37

A semana tem previsão de temperaturas altas em parte considerável do país. De acordo com a plataforma Climatempo, uma nova onda de calor deve atingir cidades do Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Mato Grosso, de São Paulo, de Minas Gerais, de Tocantins e da Bahia, além do Distrito Federal.


A elevação das temperaturas deve se estender entre 14 (quinta-feira) e 20 de dezembro. Ao portal G1 a plataforma apontou que os municípios de Corumbá (MS) e São Romão (MT) devem superar os 40°C.


Meteorologistas alertam para o risco de temporais no Sudeste, no início do período, enquanto a semana pode terminar sob efeito de nova e forte onda de calor em boa parte do Centro-Sul brasileiro.


Onda de calor em extremo do clima


A MetSul Meteorologia projeta a chegada de ar muito quente ao Centro-Sul do país nos próximos dias, o que pode fazer as temperaturas ultrapassarem 40°C em muitos estados.


"A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, com marcas muito acima da média histórica de dezembro", diz a empresa, em nota.


Já no Centro-Oeste, os termômetros tendem a passar de 40°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O calor intenso, considerado atípico para o mês, deve atingir também o interior de São Paulo.


De acordo com a previsão, no Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira (15/12) em diante.


"Muitas cidades gaúchas podem registrar, no fim da semana e durante o próximo fim de semana, máximas entre 35°C e 40°C. Não se descartam registros por volta ou acima de 40°C", afirma a empresa.


Segundo a MetSul, mesmo na Serra Gaúcha, as temperaturas vão subir significativamente no próximo fim de semana, chegando a 35°C em algumas localidades.



Texto: Mateus Salomão

Foto: Ritthichai/Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3