amazon 1

Veja 5 bebidas naturais para turbinar a imunidade e se manter saudável

Frutas, especiarias e vegetais usados no preparo de bebidas refrescantes também são ricos em nutrientes que melhoram a imunidade

Por Bethânia Nunes em 26/11/2023 às 21:16:10

Através de uma alimentação variada e equilibrada e da ingestão de líquidos, podemos obter muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ele é a rede de defesa natural do corpo e, quando está funcionando bem, nos protege contra infecções causadas por vírus, bactérias e fungos, por exemplo.


"Ter um sistema imunológico fortalecido é importante para reduzir as chances de doenças e também ter uma boa recuperação", afirma a nutricionista Thalita Pedroza, do Rio de Janeiro.


Alguns nutrientes são facilmente encontrados em frutas, especiarias e vegetais que podem ser usados para o preparo de sucos, chás e shots, turbinando a imunidade.


Veja 5 opções de bebidas naturais que ajudam a estimular o sistema imunológico:


Água


Beber de dois a três litros de água por dia é um bom ponto de partida para manter o funcionamento do sistema imunológico. A água é essencial para a saúde intestinal, que tem relação direta com a imunidade. "Uma microbiota intestinal saudável funciona como uma barreira de proteção importante para o corpo", afirma a nutricionista.


A água também auxilia na absorção de nutrientes e mantém as mucosas do nariz, boca e garganta úmidas para proporcionar uma barreira protetora na primeira linha de defesa do corpo.


Kefir


O Kefir é uma bebida fermentada rica em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal. Seu consumo resulta no equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo a imunidade.


Chá de limão com gengibre


A combinação de ingredientes em um chá é ideal para quem busca melhorar a imunidade. O limão é fonte de vitamina C e o gengibre tem efeito anti-inflamatório e imunomodulador.


"Quando pensamos em imunidade, alguns nutrientes possuem um papel importante, como vitamina C", afirma Thalita.


Shot matinal


O limão e o gengibre também podem ser consumidos juntos em um shot matinal com a adição de outros ingredientes. "Conhecido popularmente como um superalimento para o sistema imunológico, o gengibre é excelente porque tem efeito anti-inflamatório e imunomodulador", explica Thalita.


A nutricionista indica usar 1 limão espremido, 1 colher de café de gengibre em pó, 15 gotas de própolis e 50 ml de água. Basta espremer o limão e adicionar todos os ingredientes.


Suco verde


Os vegetais verde-escuros são fontes de ácido fólico, ferro, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.


Uma boa opção é incluir o suco verde à rotina. Ele pode ser feito com couve, espinafre, salsinha e algumas frutas como o kiwi, suco de limão e gengibre a gosto.


Outros fatores que melhoram a imunidade


A nutricionista lembra que a alimentação saudável é apenas uma das condições importantes para que o sistema imunológico funcione de forma adequada. "Outros fatores como sono reparador, prática de atividade física, boa hidratação e cuidados com a saúde mental e emocional também são extremamente relevantes", afirma.


Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!




Texto: Bethânia Nunes

Foto: Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3