amazon 1

Israel confirma morte de comandante do Hamas em ataque aéreo

Segundo Forças de Defesa de Israel, Taysir Mubasher, comandante do Batalhão Norte do Hamas, foi responsável por diversas mortes

Por Leonardo Meireles em 25/10/2023 às 07:33:39

As Forças de Defesa do Israel (FDI) e o Serviço de Segurança do país (Shin Bet) confirmaram a morte de Taysir Mubasher, comandante do Batalhão do Setor Norte do Hamas, durante um ataque aéreo. Segundo as autoridades, ele se baseava na cidade de Khan Younis e liderou uma série de ataques mortais contra militares e civis israelenses.


De acordo com as informações, Mubasher teve toda uma carreira dentro do Hamas. Chegou a ser comandante da força naval do grupo extremista, além de ocupar cargos dentro do sistema que produz munições. Coordenou ataques terroristas e tinha ligação aos membros mais altos dentro da associação, inclusive com Muhammad Daf, chefe do setor militar do Hamas.


Entre os ataques liderados por Mubasher está uma série de atentados contra contra soldados das FDI e cidadãos israelense. Um deles aconteceu em março de 2022, quando o Hamas atacou o programa pré-militar de Atzmona. Cinco estudantes acabaram mortos e dezenas ficaram feridos.


Enquanto esteve à frente da produção de munições, Mubasher fez os explosivos usados no túnel terrorista sob o posto avançado de Orhan em junho de 2004, com a morte de um sargento das FDI e outros militares feridos. Antes, em junho de 2003, comandou o ataque ao posto avançado de Vered. E em 2014 ajudou na infiltração nas praias de Zikim durante a Operação Margem Protetora.


O que é o Hamas ?


Criado em 1987, o Movimento de Resistência Islâmica, conhecido como Hamas, é uma organização de ideologia religiosa islâmica com origem na região da Palestina. O grupo defende a criação de um estado muçulmano independente, por meio da luta armada, em todo área da Palestina histórica, o que engloba boa parte do território atual de Israel.


Além de manter um setor militar, o Hamas atua em setores da sociedade e política palestina. O Movimento de Resistência Islâmica ganhou notoriedade mundial em 2000, durante a segunda intifada, quando houve uma revolta civil dos palestinos contra a política administrativa e a ocupação israelense na região de Gaza.


No último dia 7 de outubro, Israel foi alvo de bombardeios e invasões terrestres. Autoridades do país classificaram o ataque-surpresa como um dos maiores dos últimos anos. O grupo Hamas reivindicou a autoria. Com a ação, o estado israelense declarou guerra contra o movimento.



Texto: Leonardo Meireles

Foto: X/Reprodução



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3