amazon 1

Milei aciona FAB e avisa Itamaraty para vir ao Brasil

Embora tenha avisado Itamaraty, presidente da Argentina, Javier Milei, preferiu solicitar apoio logístico e operacional ao governo de SC

Por Igor Gadelha em 06/07/2024 às 09:17:03

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou ao Itamaraty nesta quinta-feira (4/7) que far√° uma "visita privada" ao Brasil no fim de semana, quando participar√° de um evento conservador em Balne√°rio Camboriú (SC).


Segundo apurou a coluna, a embaixada argentina em Brasília pediu ao Ministério das Relações Exteriores de Lula facilidades nos procedimentos migratórios e aduaneiro, o que é de praxe para chefes de estado.


O governo Milei também procurou a Força Aérea Brasileira (FAB) para pedir autorização de sobrevoo no espaço √°ereo nacional e de pouso no aeroporto internacional de Florianópolis, capital de Santa Catarina.


A coluna apurou que o presidente argentino deve pousar em Florianópolis na noite do s√°bado (6/7). A previsão é de que ele pernoite na capital catarinense e siga para Balne√°rio Camboriú apenas no domingo (7/7).


No pedido à Aeron√°utica, segundo apurou a coluna com fontes do governo federal, o presidente argentino informou que dever√° retornar a seu país j√° na noite do domingo.


Apoio logístico


Embora tenha acionado o Itamaraty e a FAB para questões migratórias, Milei preferiu pedir apoio logístico ao governo de Santa Catarina, atualmente comandado pelo governador bolsonarista Jorginho Mello (SC).


Segundo apurou a coluna, o consulado argentino no estado acionou a Casa Militar do governo catarinense, que dever√° fornecer veículos para a comitiva presidencial e policiais para ajudarem na segurança de Milei.


De acordo com fontes da embaixada da Argentina no Brasil, não h√° previsão de agendas de Milei com Lula ou outros integrantes do governo federal por se tratar de uma "visita privada" do presidente argentino.


Por outro lado, o chefe da Casa Rosada dever√° se reunir com Jair Bolsonaro, com o qual mantém relação próxima. O ex-presidente brasileiro participar√° do mesmo evento que Milei em Balne√°rio Camboriú.



Texto: Igor Gadelha

Foto: Franco Origlia/Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Coment√°rios

AMAZON 3