amazon 1

Prefeitura de Manaus promove manhã de lazer a crianças do bairro Colônia Antônio Aleixo neste sábado

Por Guilherme Araújo Pacheco em 17/06/2023 às 18:18:48

Dando continuidade às atividades da "Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus", a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 17/6, a ação "Rua de Lazer", promovendo atividades lúdicas e recreativas voltadas às famílias moradoras do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital.




Ao longo de toda a manhã, uma série de atividades totalmente gratuitas foi desenvolvida e ofertada a um público de mais de 500 moradores, com o objetivo de promover um momento de lazer acessível às famílias da comunidade e o fortalecimento de vínculos comunitários na região e seus entornos.


"Voltamos novamente ao bairro Colônia Antônio Aleixo para espalhar em alto e bom som nossa mensagem principal de que 'criança não trabalha, criança dá trabalho', mas de um jeito diferente, mais leve e próximo das famílias que queremos atingir. O bairro Colônia Antônio Aleixo é a região de Manaus com o maior índice de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, por isso, hoje, decidimos trazer uma programação em que essas famílias pudessem passar o sábado brincando, se divertindo, sendo crianças e adolescentes do jeito certo, longe da exploração", explicou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.


Com um pequeno trecho entre a avenida Getúlio Vargas e as ruas Nova República e Alberto Campainha devidamente interditado pelas equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a "Rua de Lazer" levou ao público uma programação diversa e recheada de atividades, como torneios de futebol infantojuvenil com premiações, corrida de saco entre pais e filhos, cabo de guerra, pintura facial para todas as idades, partidas de queimada para o público adolescente, brinquedos infláveis, apresentações musicais e muito mais, realizadas em parceria com a Fundação Manaus Esporte (FME), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.


Quem aproveitou bastante a manhã foi o lavador Márcio da Silva, pai da pequena Márcia, de 4 anos, que ganhou uma boneca de brinquedo, após participar de umas das dinâmicas realizadas na ação.


"Eu jamais imaginaria ver a Colônia Antônio Aleixo tão alegre, tão viva, tão bonita, como hoje. É uma satisfação poder ver minha filha brincando, ganhando uma bonequinha para levar para casa, sendo feliz mesmo, sabe? É maravilhoso, muito obrigado!", afirmou Márcio.


De acordo com a gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Semasc, Geszimar da Silva, momentos como a "Rua de Lazer" são fundamentais para a efetividade das políticas de enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes, pois, além de oferecerem uma "quebra" na rotina dessas famílias, também serve como reflexão para tudo aquilo que se é perdido ao expor uma criança a situações que apresentem risco social.


"Estamos trabalhando desde fevereiro uma temática muito séria, grave e impactante, então, hoje, decidimos promover um momento um pouco mais leve e alegre, o que também é promoção de direitos. Estamos garantindo a essas famílias e seus filhos o direito ao lazer e a uma infância que toda criança deveria ter. Ao mostrar para essas pessoas tudo o que se pode viver em espaços como esse, saudáveis, mostramos também, ainda que por consequência, as coisas que elas não viveriam expondo seus filhos à situação de mendicância. Essa conscientização é a principal missão da Prefeitura de Manaus aqui", detalhou Geszimar.


Resultados


Quem também esteve presente na "Rua de Lazer" foi Stephane dos Santos de Assis e sua família. Atualmente dona de casa, Stephane, junto de seu marido Sérgio Silva, e das três filhas, com idades entre 7 meses e 6 anos, faz parte de uma das centenas de famílias identificadas e abordadas nas sinaleiras da cidade pela "Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus" no início deste ano.




Após o encaminhamento aos serviços e políticas públicas desenvolvidas e ofertadas pelos mais de 20 parceiros da campanha, a família toda teve acesso à emissão de documentação básica, inserção no Cadastro Único, inscrição para o recebimento do benefício Bolsa Família, matrícula da filha mais velha do casal em uma escola municipal para dar início aos estudos, além da inclusão de Sérgio no projeto "Passaporte Para a Inclusão Social", garantindo-lhe um trabalho de quatro horas diárias na Cozinha Comunitária do bairro e a certeza de que sua família não voltaria para as ruas da cidade.


"Muita coisa mudou desde que fomos abordados pelas equipes da campanha. Não tínhamos de onde tirar nada, não recebíamos qualquer tipo de auxílio e minha filha mais velha ainda não tinha começado a estudar por causa da nossa condição, então o jeito era ir para as ruas e pedir ajuda. Hoje conseguimos pagar nosso aluguel, comprar nossa comida, cuidar das nossas filhas, tudo diferente, graças a Deus", afirmou Stephane.


Para Clícia Simone, gerente dos Serviços Especializados em Abordagem Social, a saída de Stephane e de sua família das ruas é o perfeito exemplo do objetivo central da campanha devidamente cumprido, representando o ciclo completo dos atendimentos desenvolvidos pelas equipes de abordagem social da prefeitura e de seus parceiros.


"Já não vemos mais a Stephane e suas filhas nas ruas, pois conseguimos proporcionar todas as oportunidades que essa família necessitava para sair desse contexto. É o retorno de todo o trabalho realizado pela campanha não apenas com ela, mas com outras famílias que já se encontram nesse processo de saída das ruas", explicou.


Parceiros da campanha


Com mais de 20 secretarias, entidades e órgãos parceiros, a "Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil nas Ruas de Manaus" é a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate ao trabalho infantil e uma das mais importantes campanhas socioassistenciais já desenvolvidas pelo poder público municipal.


São parceiros: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Tutelar, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (Fepeti-AM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Amazonas Shopping e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).



Texto- Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos - Clóvis Miranda / Semcom

Fonte: Semasc

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3