amazon 1

PC-AM desarticula grupo criminoso por comercializar clandestinamente anabolizantes e medicamentos abortivos

Os remédios eram anunciados em redes sociais e distribuídos em Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e no Pará

Por Divulgação em 17/03/2023 às 19:49:40

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio 13Âș Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, na quinta-feira (16/03), operação policial que resultou na prisão em flagrante de Diego dos Santos Freire, Sandro Santos Nunes e William Diniz de Souza, apontados como integrantes de uma organização criminosa envolvida com venda clandestina de anabolizantes e medicamentos abortivos. As prisões ocorreram nos bairros Flores, zona centro-sul, e Cidade de Deus e Novo Israel, ambos na zona norte.


O delegado Cícero Túlio, titular da unidade policial, explicou que as investigações em torno dos fatos criminosos iniciaram hĂĄ cerca de 20 dias, a partir de informações repassadas pelo canal de denúncias do 13°DIP, bem como a partir de expediente encaminhado à unidade policial pela presidĂȘncia do Conselho Regional de FarmĂĄcia do Estado do Amazonas (CRF/AM).


"No decorrer dos trabalhos investigativos, descobrimos que uma parte do grupo criminoso gerenciava redes sociais em Belém do ParĂĄ, para anunciar as vendas das pílulas abortivas, além de adquirirem os medicamentos com fornecedores da Colômbia e da Bolívia. Ao adentrar em solo brasileiro, as medicações eram repassadas para os outros integrantes que atuavam em Manaus, para serem distribuídas no Estado. Cada pílula era vendida por cerca de R$ 300", disse.


Ainda conforme o titular, William era o principal recebedor das medicações. A partir do recebimento, ele distribuía para o Sandro e para o Diego, que faziam a logística da entrega dos materiais.


O delegado esclareceu, ainda, que Sandro também atuava vendendo e ministrando anabolizantes em praticantes de musculação em diversas academias da capital. Ele era servidor do Conselho Regional de Educação Física do Amazonas e atuava fiscalizando academias em Manaus.


A presidente do CRF-AM, Luana Santana, ressaltou que a operação policial realizada pelo 13Âș DIP também é um alerta de saúde pública, no sentido de orientar à população a não adquirir nenhum tipo de produto de procedĂȘncia duvidosa.


"Medicações adquiridas de forma indevidas podem gerar infecções ou causar óbitos. Portanto, é importante ressaltar que os medicamentos devem ser adquiridos somente em unidades de saúde ou em farmĂĄcias credenciadas, que tenham profissionais farmacĂȘuticos para dar a devida orientação. Só façam uso de medicamentos sob prescrição médica", ressaltou.


Apreensão e procedimentos


Centenas de medicamentos e anabolizantes foram apreendidos, além de maquinetas de cartão de crédito e um veículo utilizado para transporte e distribuição dos materiais ilegais.


Diego, Sandro e William responderão por associação criminosa, auxílio a aborto consentido em terceiros e comércio ilegal de produtos destinados a fins terapĂȘuticos. Todos ficarão à disposição do Poder JudiciĂĄrio.



Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Fonte: PC-AM

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3