amazon 1

Ricardo Nicolau denuncia saúde precária do governo Wilson Lima e garante: "Vou botar para funcionar de verdade"

O candidato disparou críticas ao governador por falta de compromisso com pacientes que esperam até anos por atendimento médico nos hospitais públicos

Por Assessoria de Comunicação em 17/09/2022 às 08:46:59

O candidato ao governo do Amazonas pela coligação 'Nós, o Povo' (Solidariedade/PSB), Ricardo Nicolau, mostrou no programa eleitoral no rĂĄdio e na TV, exibido nesta sexta-feira, 16, como é a realidade das unidades de saĂșde que o candidato a reeleição, Wilson Lima, tenta esconder: um cenĂĄrio de descaso com pacientes que lotam os corredores dos hospitais à espera de atendimento médico.


Ricardo Nicolau destacou que, hĂĄ mais de dois anos, o pronto-socorro do Delphina Aziz estĂĄ fechado, uma prova da incompetĂȘncia do atual governador. Ao todo, esse hospital que estĂĄ subutilizado na zona Norte da capital custa aos bolsos da população amazonense cerca de R$ 250 milhões ao ano.


"Esta é a verdade da saĂșde do Amazonas. Estou aqui no Delphina Aziz. A emergĂȘncia estĂĄ fechada hĂĄ mais de dois anos. Nossa proposta é reabrir o pronto-socorro e botar o hospital para funcionar de verdade", declarou o candidato, que também é diretor do maior grupo de saĂșde da região Norte.


Risco de morte


No programa eleitoral, o candidato denunciou que os trĂȘs maiores hospitais da capital Manaus não tem equipamentos essenciais para salvar vidas. Ricardo disse que até remédios o Wilson Lima deixa faltar.


"O hospital 28 de Agosto é a nossa referĂȘncia de urgĂȘncias cardiológicas. Aqui não tem equipamentos para cateterismo e angioplastia. Nossa proposta é equipar o hospital, para que os pacientes não precisem ser transferidos para o Francisca Mendes. Vou acabar com essa falta de remédios nos hospitais. Isso é desumano. O João LĂșcio, hospital que faz as neurocirurgias, mas não tem um equipamento de ressonância", criticou.


Mudar a saĂșde de verdade


Ricardo Nicolau tem um plano para elevar a qualidade do atendimento e da infraestrutura do sistema estadual de saĂșde e tornĂĄ-lo um dos melhores do paĂ­s. As propostas preveem uma série de medidas, com destaque para a criação dos Centros de Atenção Integral à SaĂșde (CAIS), a construção de uma maternidade de alta complexidade e modernização das unidades existentes.

De acordo com Ricardo Nicolau, é possĂ­vel tirar a saĂșde do Amazonas da UTI e transformĂĄ-la em referĂȘncia no Brasil. Somente no ano passado, os recursos estaduais destinados ao setor ultrapassaram R$ 3,1 bilhões e, ainda assim, hĂĄ problemas graves na rede de saĂșde do Estado.


"Se Deus me permitir chegar ao governo do Estado, eu tenho a obrigação de tornar a saĂșde do Amazonas a melhor do Brasil. E é possĂ­vel. Hoje, a maioria dos pacientes do interior vĂȘm para Manaus. Para resolver isso, vamos implementar o CAIS, que é uma grande clĂ­nica com laboratórios e exames que vai dar suporte a rede bĂĄsica dos municĂ­pios", pontuou o candidato.


Uma das principais metas de Ricardo Nicolau é ampliar o atendimento médico no interior e desafogar os hospitais da capital.


TFD Intermunicipal


Ricardo Nicolau propõe a criação do Tratamento Fora de DomicĂ­lio (TFD) Intermunicipal para os casos que precisem ser transferidos para Manaus. A ideia é que os pacientes do interior se desloquem para a capital com o procedimento jĂĄ marcado, com transporte e ajuda de custo pagas pelo governo do Estado.


"O TFD Intermunicipal serĂĄ aplicado em viagens entre municĂ­pios, em distâncias a partir de 50 quilômetros. Hoje, nenhum municĂ­pio amazonense tem esse programa regulamentado. Em nosso governo, nenhum paciente do interior que depender de tratamento de saĂșde na capital vai depender de favores polĂ­ticos do prefeito para conseguir viajar", assegurou.


Nova maternidade


Para Manaus, Ricardo Nicolau quer ampliar as salas de urgĂȘncia e emergĂȘncia dos hospitais João LĂșcio, na zona leste, e 28 de agosto, na zona centro-sul. Outra meta é construir uma maternidade de alta complexidade com mais de 300 leitos na zona Leste de Manaus, bem como ampliar a maternidade Ana Braga e fazer modernização das demais maternidades


Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que atende pacientes com câncer, o candidato planeja elevar de 135 para 300 o nĂșmero de leitos.


Ricardo Nicolau lidera a coligação "Nós, Povo", que tem como candidata a vice-governadora a professora Cristiane Balieiro. O grupo também possui mais de 60 candidatos que disputam os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador da RepĂșblica.



Foto: Reprodução TV

Fonte: Solidariedade/PSB

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3