amazon 1

Verstappen domina, mas Sainz será pole no GP da Bélgica após punição

O holandês recebeu uma série de punições devido a modificações nas unidades de potência dos carros, além do que está previsto no regulamento

Por Estadão Conteúdo em 27/08/2022 às 16:30:30

Max Verstappen dominou o treino classificatório deste sábado do GP da Bélgica, mas Carlos Sainz é quem será pole position na volta para a segunda metade da temporada da Fórmula 1. Apesar do melhor tempo de 1min43s665 do piloto holandês da Red Bull, o espanhol da Ferrari largará em primeiro por conta de uma série de punições devido a modificações nas unidades de potência (motor e câmbio) dos carros, além do que está previsto no regulamento.


Outros pilotos também receberão a punição no circuito de spa-Francorchamps, no GP da Bélgica, a 14ª etapa do ano. Além de Verstappen, Charles Leclerc, Valtteri Bottas, Lando Norris, Esteban Ocon, Guanyu Zhou e Mick Schumacher perderam posições e ocuparão as últimas posições do grid.


"Estou feliz de começar na pole. Obviamente não estou contente pela distância que tive para o Max este fim de semana, mas começar na frente é ótimo e eu tentarei vencer a corrida de lá neste domingo", afirmou Carlos Sainz.


Mesmo com a punição, Verstappen sobrou na pista e mostra que terá a chance de ampliar ainda mais sua vantagem de 80 pontos na ponta do campeonato. Sergio Perez, que fez o terceiro melhor tempo, largará em segundo, seguido por Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel no top 10.


A largará ainda terá Nicholas Latifi (11º), Kevin Magnussen (12º), Yuki Tsunoda (13º), Valteri Bottas (14º), Verstappen (15º), Leclerc (16º), Ocon (17º), Norris (18º), Zhou (19º) e Schumacher (20º).


O domínio de Red Bull e Ferrari na temporada persistiu na edição de número 67 do GP da Bélgica. Vice-líder do campeonato, o monegasco Charles Leclerc ficou com a quarta melhor volta do Q3. O piloto da Ferrari havia batido durante os treinos livres neste sábado, mas voltou sem problemas para a prova.


A dupla da Alpine formada por Esteban Ocon e Fernando Alonso teve dia de brilho e ocuparam a quinta e a sexta posições no treino. Os 10 melhores tempos foram dos pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, além de Alexander Albon, da Williams, e Lando Norris, da McLaren.


Texto: Estadão Conteúdo
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3