amazon 1

Quem é Salman Rushdie, escritor alvo de ataque em Nova York

Ameaçado de morte pelo Irã desde 1989, o autor conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil

Por Juliana Barbosa em 12/08/2022 às 14:29:26

O escritor britânico Salman Rushdie, de 75 anos, foi vítima de um ataque com faca em Nova York, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (12/8). Ameaçado de morte pelo Irã desde 1989, o autor conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil.


Britânico nascido na Índia ainda sob controle dos ingleses, Rushdie costuma produzir livros com personagens que vivem em contextos históricos específicos.


A forma do autor de lidar com temas políticos e religiosos fez com que ele se tornasse alvo de polĂȘmicas. O livro Versos Satânicos, publicado em 1988, teve um personagem inspirado no profeta Maomé retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana.


Em 1989, o líder do Irã na época, aiatolĂĄ Khomeini, condenou a obra e ofereceu recompensa de milhões de dólares pela morte de Salman Rushdie. No mesmo ano, ele sofreu uma tentativa de homicídio e precisou se esconder sob a proteção da Scotland Yard.


Mesmo escondido, ele continuou escrevendo e lançou livros como O último suspiro do mouro (1995), Fúria (2001) e A Feiticeira de Florença (2008), além de ensaios sobre temas sociais e políticos.


Em 1998, o Irã afirmou que não tinha mais intenção de perseguir o autor. As ameaças, no entanto, continuaram.



Texto: Juliana Barbosa
Foto: Divulgação

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3