amazon 1

EUA não enviará tropas para Ucrânia, mas reforçará aliados da Otan

"Podemos dizer que há um alerta maior agora na Europa", declarou o porta-voz do Pentágono sobre as ameaças de Putin a países

Por Otávio Augusto em 25/02/2022 às 18:38:51

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, adiantou alguns detalhes dos próximos passos a serem tomados pelo governo americano contra a escalada dos conflitos na Ucrânia — país alvo de uma invasão russa.


Nesta sexta-feira (25/2), em pronunciamento transmitido ao vivo de Washington, Kirby afirmou que os Estados Unidos não enviarão tropas para Ucrânia, mas reforçarão aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).



"O presidente já deixou claro que nosso foco não é estar lutando na Ucrânia, é fortalecer nossas defesas no território da Otan", declarou o representante americano.



O porta-voz não detalhou como os militares serão distribuídos. "Temos que ver quais serão as necessidades e quais serão os requisitos. Quais soldados vão para a Otan, quais vão para a defesa unilateral", acrescentou.


Kirby teceu elogios aos combatentes ucranianos. "Os russos enfrentaram algumas dificuldades que eles não imaginavam. Os ucranianos estão lutando de maneira muito corajosa", finalizou.


O representante da segurança americana comentou brevemente as mais recentes investidas do presidente russo, Vladmir Putin, contra a Finlândia e Suécia. "Podemos dizer que há um alerta maior agora na Europa", sinalizou.


Pedidos de ajuda


Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discutiram a criação de uma coalizão militar para responder aos bombardeios russos.


Nesta sexta-feira, o líder da Ucrânia telefonou para Biden. Pelas redes sociais, Zelensky detalhou os assuntos que foram tratados.


"Sanções de fortalecimento, assistência concreta de defesa e uma coalizão anti-guerra acabaram de ser discutidas. Grato pelo forte apoio Estados Unidos", escreveu.


Sanções


Na tentativa de frear as investidas de Putin, o Conselho da Europa e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciaram novas sanções contra a Rússia.


O Conselho da Europa determinou a suspensão "com efeito imediato" da participação da Rússia no Comitê de Ministros e na Assembleia Parlamentar após a invasão ao território ucraniano.


A Otan disse que a decisão de Putin de atacar a Ucrânia "foi um terrível erro de estratégia". Os estados-membros da aliança militar se reuniram nesta sexta-feira para tratar do conflito.




Texto: Otávio Augusto
Fotos: Pentágono
Arte/Metrópoles

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3