amazon 1

Ricardo Nicolau pede intervenção federal no Amazonas após aumento de 54% no índice de crimes violentos

Por Assessoria parlamentar em 21/02/2022 às 17:23:45

O Amazonas vive uma escalada da violĂȘncia, na contramão do paĂ­s, com um aumento de 54% no Ă­ndice de crimes violentos em 2021 se comparado com dados no ano anterior, segundo dados da própria Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP-AM) enviados ao Monitor da ViolĂȘncia do portal de notĂ­cias G1. Por conta disso, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) anunciou, nesta segunda-feira, 21, que formalizarĂĄ pedido de intervenção federal na segurança pĂșblica no Estado.


Para o parlamentar, é inaceitĂĄvel que o Amazonas seja o Ășnico estado brasileiro que registra alta nos nĂșmeros da violĂȘncia. Só no ano passado, o governo estadual desembolsou mais de R$ 160 milhões com despesas da SSP-AM e, mesmo assim, o Amazonas continua a registrar o aumento brutal da violĂȘncia.


"Vamos pedir intervenção federal para evitar que a situação piore. Todos os estados do Brasil apresentaram uma queda do nĂșmero de homicĂ­dios e de mortes violentas. A Ășnica exceção foi o Amazonas. A pergunta é: se todos os outros estados conseguem combater a criminalidade, por que só o nosso estado não consegue? A resposta é óbvia. Falta coragem, planejamento e investimentos para garantir a segurança das pessoas. Até quando vamos aceitar isso?", disse.


De acordo com Ricardo Nicolau, o governo falha na gestão da segurança pĂșblica e expõe a população, diariamente, ao risco de morte. "Todos os dias ocorrem assaltos em plena luz do dia. A população vive com medo nas ruas, nos ônibus e nos comércios. O governo do Estado perdeu o controle da segurança", enfatizou.


Em 2020, foram 1.019 registros oficiais de mortes violentas no Amazonas. JĂĄ no ano passado, foram 1.571. O estado sofre com o avanço das facções criminosas. Na semana passada, uma queima de fogos atribuĂ­da ao Comando Vermelho foi registrada em Manaus, o que escancara a guerra pelo domĂ­nio do trĂĄfico na região.


"O que vemos são governantes fazendo acordo com bandidos, principalmente em ano eleitoral. Esse tipo de conivĂȘncia não deu certo no Rio de Janeiro, não deu certo em nenhum lugar do mundo e jamais darĂĄ certo do Amazonas. Precisamos aumentar o efetivo, equipar, treinar e fortalecer a polĂ­cia e a Guarda Municipal na capital e no interior. Valorizar o policial civil e militar, investir em ferramentas tecnológicas e na inteligĂȘncia policial. O Amazonas e os amazonenses podem e merecem viver sem medo", finalizou o parlamentar.


Ainda de acordo com dados do Monitor da ViolĂȘncia, o latrocĂ­nio, que é o roubo seguido de morte, também registrou alta no Amazonas. Em 2020, foram 46 casos registrados pela SSP. No ano passado, esse nĂșmero subiu para 69, um crescimento de quase 50%.


Sobre a intervenção


O requerimento solicitando intervenção federal na segurança pĂșblica do Amazonas serĂĄ apresentado pelo deputado Ricardo Nicolau no âmbito da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Após aprovação em plenĂĄrio, o documento serĂĄ encaminhado à PresidĂȘncia da RepĂșblica.


A partir do aceite do PalĂĄcio do Planalto, o primeiro passo é a vinda da Força Nacional, classificada como uma "tropa de pronta-resposta" e composta principalmente por militares estaduais.


Foto: Diretoria de Comunicação Aleam

Fonte: Aleam

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3