amazon 1

Pfizer e BioNTech iniciam estudo para testar vacina contra Ômicron

Os laboratórios começaram um ensaio clínico 1,4 mil pessoas com idades entre 18 e 55 anos, divididos em três grupos

Por Otávio Augusto em 25/01/2022 às 12:09:04

As farmacĂȘuticas Pfizer e BioNTech iniciaram estudos para testar uma versão da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavĂ­rus, especĂ­fica para a variante Ômicron — considerada mais contagiante.


Os laboratórios começaram um ensaio clĂ­nico 1,4 mil pessoas com idades entre 18 e 55 anos, divididos em trĂȘs grupos. O anĂșncio ocorreu nesta terça-feira (25/1).


A diretora de pesquisa de vacinas da Pfizer, Kathrin Jansen, garante que os reforços da vacina atual protegem contra a variante, mas que a Ômicron exige cautela.


"Permanecer vigilantes contra o vĂ­rus exige que identifiquemos novas abordagens para que as pessoas mantenham um alto nĂ­vel de proteção", afirmou.


No mesmo sentido, o diretor executivo do laboratório alemão BioNTech, Ugur Sahin, detalhou que a proteção da vacina original pareceu diminuir de maneira mais rĂĄpida no caso da Ômicron.


"O estudo é parte de nossa abordagem cientĂ­fica para desenvolver uma vacina baseada em variantes que alcance um nĂ­vel similar de proteção contra a Ômicron como o registrado contra as variantes anteriores, mas com uma duração maior da proteção", salientou.


O estudo


Os participantes do estudo serão divididos em grupos distintos. O primeiro envolve pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes da inscrição e que receberão uma ou duas doses da vacina contra a Ômicron.


O segundo inclui pessoas que receberam trĂȘs doses da vacina atual entre 90 e 180 dias antes do estudo e receberão outra dose da vacina original ou uma vacina especĂ­fica contra a variante.


O Ășltimo grupo inclui pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e que receberão trĂȘs doses da vacina especĂ­fica contra a Ômicron.




Texto: OtĂĄvio Augusto
Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3