amazon 1

Prefeitura apresenta proposta na educação indígena para atividades com as línguas Kambeba e Nheegatu

Por Érica Marinho em 16/11/2021 às 21:19:16

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), propôs nesta terça-feira, 16/11, a inclusão curricular educacional em que as escolas indĂ­genas trabalharão as lĂ­nguas maternas Kambeba e Nheengatu com os alunos. A ação serĂĄ elaborada pela GerĂȘncia da Educação Escolar IndĂ­gena (Geei). Atualmente, a rede municipal de ensino conta com quatro escolas indĂ­genas, duas localizadas no rio Negro e as restantes, no rio Cueiras.




O objetivo da proposta é subsidiar a lĂ­ngua aos profissionais indĂ­genas de educação envolvidos nessa modalidade de ensino, assim como interagir com a comunidade escolar de Manaus sobre o desenvolvimento de saberes e prĂĄticas especĂ­ficas à educação escolar indĂ­gena na etapa da Educação BĂĄsica.


De acordo com o subsecretĂĄrio de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, a ação é um marco para a educação indĂ­gena de Manaus. "Essa proposta valoriza as lĂ­nguas indĂ­genas, com isso valoriza também a cultura. A revitalização da lĂ­ngua resgata o Nheengatu e idioma geral e baré, que é a Kambeba. Nós estamos fazendo história, porque em geral temos escolas indĂ­genas que trabalham a lĂ­ngua portuguesa. Por meio dessa proposta, queremos que as escolas se tornem mais indĂ­genas possĂ­vel", declarou Guedelha.


A elaboração da proposta curricular contou com a participação dos professores indĂ­genas, pedagogos e gestores da comunidade escolar, que surgiu como uma alternativa na organização do conteĂșdo curricular indĂ­genapara suprir a lacuna deixada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



Texto - Érica Marinho / Semed

Fotos - Eliton Santos / Semed

Fonte: Semed

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3