amazon 1

PC-AM deflagra Operação Angelus com 52 mandados de prisão cível por não pagamento de obrigação alimentar

Ação policial foi realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana em conjunto com a Delegacia Especializada em Capturas e Polinter

Por Divulgação em 13/11/2021 às 18:13:28

A PolĂ­cia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de PolĂ­cia Metropolitana (DPM), em ação conjunta com a Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), deflagrou ao longo desta semana a Operação Angelus, que resultou no cumprimento de 52 mandados de prisão cĂ­vel em decorrĂȘncia do não pagamento de obrigação alimentar. As prisões ocorreram em vĂĄrias zonas de Manaus.


De acordo com o delegado Fernando Bezerra, titular da Especializada, a operação envolveu os 30 Distritos Integrados de PolĂ­cia (DIPs) que cumpriram diversas ordens judiciais, inclusive de vĂĄrios estados do PaĂ­s.


"A operação foi deflagrada durante trĂȘs dias consecutivos, cujas equipes de todas as delegacias ficaram dedicadas à execução das ordens judiciais, logrando, ao final, ĂȘxito no cumprimento de 52 mandados de prisão de ordem cĂ­vel", disse Bezerra.


A autoridade policial ressalta, ainda, que as ações policiais vão continuar, e relembra que a PC-AM segue atenta ao descumprimento do dever de alimentação dos responsĂĄveis.


Pensão alimentĂ­cia – O delegado ressalta, também, que a prisão pelo não pagamento da pensão é derivada de processo cĂ­vel e não criminal, por não haver prĂĄtica de infração penal, mas sim a inadimplĂȘncia da obrigação alimentar, sendo a Ășnica prisão do tipo autorizada no Brasil.


Ainda conforme Bezerra, a operação foi batizada de Angelus, pois a trindade de mesmo nome protege crianças que precisam do pagamento dos alimentos de subsistĂȘncia.


Procedimentos – Todos os indivĂ­duos presos serão comunicados ao juĂ­zo de origem, e ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: PolĂ­cia Civil do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3